Agências do INSS retomam atendimento de perícia médica na Grande Recife
Após a dificuldade de atendimento das perícias médicas nas agências do INSS, cidadãos conseguiram receber o serviço em Recife.
Após a dificuldade de atendimento das perícias médicas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cidadãos conseguiram receber o serviço em Recife. Quem compareceu à agência de Casa Amarela, na Zona Norte, na segunda-feira (21), conseguiu ser atendido. A agência Corredor do Bispo, no Centro da cidade, também retomou as perícias.
De acordo com o INSS, 32 perícias médicas estão sendo agendadas para os períodos da manhã e da tarde. No primeiro local, o atendimento é feito por dois peritos e começa às 7h30. À tarde, outros dois profissionais encerram os atendimentos restantes.
Na segunda agência, o perito responsável pelo período da manhã não compareceu na segunda-feira. O INSS explicou que o profissional foi substituído por outro pouco antes das 10 horas e que havia 16 atendimentos agendados, sendo oito no período da manhã.
Atendimento sem perícia médica no INSS
Na semana passada, as agências do órgão foram reabertas, mas houve dificuldades para a realização de perícias, porque os médicos decidiram não retomar o trabalho presencial. O presidente do INSS, Leonardo Rolim, pediu desculpas pelo transtorno e afirmou que os locais de trabalho estão seguros para o retorno das atividades.
Segundo ele, foram disponibilizados equipamentos de proteção individual e coletiva para todas as agências, além de protocolo de segurança sanitária. As declarações foram dadas depois que os peritos alegaram que não estão em condições seguras para a retomada de atendimento durante a pandemia.
Leia mais: Teve a perícia cancelada? Veja como será a nova forma de atendimento do INSS
Na Grande Recife, oito agências voltaram a funcionar e duas delas estão com serviços de perícia médica. O INSS afirmou que as outras estão passando por inspeções antes da liberação total. Em relação a outras cinco agências que não abriram, o órgão disse que está fazendo adequações para que os espaços possam voltar a oferecer atendimentos seguros.
O presidente do INSS também explicou que o Ministério Público e a Defensoria Pública acompanharam a formulação de laudos que indicam a segurança sanitária das agências e que esses documentos estão todos disponíveis no site.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.