ProUni 2021: MEC abre consulta de bolsas de estudos de 50% e 100%

O Ministério da Educação (MEC), disponibilizou a consulta de bolsas do ProUni 2021 para bolsas parciais, de 50%, e integrais, de 100%.

ProUni 2021: MEC abre consulta de bolsas de estudos de 50% e 100%

ProUni 2021: MEC abre consulta de bolsas de estudos de 50% e 100% (Imagem: Reprodução Jornal O Norte)

O Ministério da Educação (MEC), disponibilizou à consulta de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) deste primeiro semestre de 2021. Agora, abriu consulta para os estudantes que pretendem ter acesso às bolsas parciais, de 50%, e integrais, de 100%.

Logo após a publicação do edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2021, o Ministério da Educação (MEC) decidiu divulgar as ofertas de bolsas que estarão disponíveis neste semestre.

Os candidatos podem fazer à busca no site do ProUni. Elas estão separadas por instituição, estado, cursos e modalidades de bolsas, ou seja, em bolsas integrais ou parciais.

Para concorrer à alguma dessas bolsas de estudos, os candidatos devem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, pois, à edição de 2020 que será em janeiro, só terão os resultados divulgados em março de 2021. As inscrições começa no dia 12 de janeiro e vão até 15 do mesmo mês de 2021.

Leia mais: ENEM 2020: Faltam 10 dias para a prova; relembre as NOVIDADES desta edição

Regras do ProUni 2021

Quem pode participar:

  • Estudantes: só podem participar estudantes da rede pública de ensino, ou que fez todo o ensino médio em alguma instituição pública. Além disso, estudantes das redes privadas também podem participar, porém, para àqueles que foram bolsistas.
  • Estudantes com deficiência: neste caso, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Professores: da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Leia mais: Como acessar cartão de confirmação com local de prova do ENEM 2020?

Bolsas de estudos

  • As bolsas concedidas pelo Prouni podem ser integrais ou parciais, com descontos de 50%.
  • As integrais são para candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo.
  • As parciais são para aqueles com renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.
  • No dia 19 de janeiro acontece a primeira chamada do Prouni do primeiro semestre de 2021.
  • Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0