Como baixar o Aplicativo Oficial MEC: Passo a Passo Completo

Passo a passo completo para baixar o Aplicativo Oficial MEC. Clique aqui e confira essas e outras informações

O Aplicativo Oficial MEC foi desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. A sua principal finalidade é garantir mais transparência sobre as informações educacionais e financeiras de milhares de escolas do Brasil. 

As informações inseridas no aplicativo envolvem tanto escolas públicas, como privadas, possibilitando uma comunicação com todos os profissionais de educação. Mas afinal, como baixar o app e ter acesso a essas informações?

Neste conteúdo, você confere um passo a passo completo e detalhado para acessar o Aplicativo Oficial MEC. Acompanhe o artigo até o final e saiba como ver todas as informações do app. Vamos lá?

Quem pode ter acesso ao Aplicativo Oficial MEC?

Antes de aprender como baixar o Aplicativo Oficial MEC, é necessário saber para quem ele é direcionado. Afinal, existe um público exclusivo que pode ter acesso ao app? 

Então, ele é disponibilizado para todo mundo que tem interesse nas informações escolares e financeiras, tanto a comunidade escolares, quanto a sociedade. 

No entanto, o aplicativo possui um público específico, no qual o seu objetivo busca trazer mais facilidade a eles. Esse grupo é formado por gestores, diretores, professores e estudantes. 

Isso porque, as informações do aplicativo envolvem dados essenciais, no qual vão contribuir bastante para essa comunidade escolar. Entre eles, estão os repasses financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola, mais conhecido como o (PDDE).

No geral, o app é voltado para todas as pessoas que tenham interesse em saber sobre os processos citados acima e a seguir. Então, se você se encaixa neste público, confira abaixo um passo a passo detalhado de como baixar o Aplicativo Oficial MEC.

Passo a passo para baixar o Aplicativo Oficial MEC

O processo de download é bem simples, a principal coisa que você precisa ter é um celular em mãos. Dessa forma, é possível seguir o passo a passo para baixar o Aplicativo Oficial MEC. Abaixo, confira breve orientações.

  • Primeiro, acesse a Google Play(android) ou App Store (IOS).
  • Em seguida, cliquem no botão “Instalar”;
  • Após isso, aguarde o download do app;
  • Depois de finalizado, acesse o app e faça login.

Após esses passos, você consegue ter acesso a todas as ações de educação de mais de 180 mil escolas do Brasil.

Quais informações estão disponíveis?

O Aplicativo Oficial MEC fornece diversas informações sobre os dados educacionais de várias escolas do país, além de possibilitar o acesso a diversos serviços. Mas afinal, quais são as funcionalidades encontradas no app?

Abaixo, é possível conferir os principais serviços que podem ser encontrados facilmente pelo Aplicativo Oficial MEC. São diversas as possibilidades para você se manter informado nos assuntos de educação, seja profissional escolar ou qualquer pessoa da sociedade.

Encontre serviços como:

  • Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE);
  • Repasses feitos pelo PDDE;
  • As médias de alunos por cada turma e etapa de ensino;
  • Nota de cada escola no sistema de avaliação e educação básica (Saeb) por ano;
  • Porcentagem dos professores que estão no curso superior anualmente em cada etapa de ensino;
  • Todas as distorções que envolvem séries – idades por ano e etapa de ensino;
  • Taxas de rendimentos: reprovação e aprovação e abandono por etapa de ensino.

Além disso, vale ressaltar que todas as informações inseridas no Aplicativo Oficial MEC são retiradas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Dessa forma, contribuindo bastante com a melhoria do ensino, além de trazer mais transparências e credibilidade à comunicação entres profissionais da educação. 

O acesso ao aplicativo é gratuito?

Sim, totalmente. Você não precisa pagar nada para ter acesso ao aplicativo. Esse projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, assim, sendo um serviço 100% gratuito oferecido pelo Governo Federal.

O aplicativo é interativo?

Sim. Isso porque, a finalidade do aplicativo é ser um canal de comunicação entre o MEC com as instituições de ensino. Dessa forma, será permitido que mensagens sejam enviadas sobre as mais diversas informações, além de ações educacionais. 

Agora que você já sabe como mexer no Aplicativo Oficial MEC e como baixar, basta fazer login para ter acesso a todas as informações. Além disso, vale lembrar que os dados inseridos no app são retirados de órgãos do governo. 

Que tal conhecer outros projetos sociais, que vão contribuir com o seu desenvolvimento na sociedade? Então, basta clicar no botão abaixo e confira!

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0