Como usar solicitar o seguro desemprego por aplicativo ou site? Veja o passo a passo!

A solicitação do seguro desemprego pode ser feito por site e vem sendo utilizado com mais frequência durante a pandemia do novo coronavírus

Disponível desde 2017, a solicitação do seguro desemprego por site vem sendo utilizado com mais frequência durante a pandemia do novo coronavírus, o que pode ser comprovado com o aumento dos percentuais de acesso. O processo tem início na web, no site da Emprega Brasil, e é encerrado por agendamento em uma das agências do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Como usar solicitar o seguro desemprego por aplicativo ou site? Veja o passo a passo!

Como usar solicitar o seguro desemprego por aplicativo ou site? Veja o passo a passo! (Imagem: Reprodução Google)

O beneficiado precisa preencher um formulário no portal do Emprega Brasil para apontar o interesse em receber o Seguro Desemprego, os dias para o recebimento são contados a partir do momento em que o cadastro é respondido. Antes, o trabalhador precisaria fazer esse processo presencialmente em um dos postos do Sine.

Como solicitar o seguro pela internet

No momento da solicitação, o cidadão deverá ter em mãos os documentos pessoais para serem validados no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), juntamente com a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral, seguindo os seguintes passos:

  • O encaminhamento do Seguro-Desemprego será feito pelo site Emprega Brasil.
  • Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”.
  • Será necessário preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine.

Leia mais: União do FGTS e seguro-desemprego em 2021 seria benéfico ao cidadão brasileiro?

De acordo com orientação no site do Ministério do Trabalho, o cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis. Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte.

Após os passos de preenchimento do cadastro, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício e agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Como pedir o seguro desemprego pela Carteira de Trabalho Digital

O benefício também pode ser solicitado pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. É preciso criar uma conta no aplicativo e se conectar à função ‘Benefício’. Na sequência escolha a opção “Solicitar” disponível na aba do seguro. Nessa etapa é preciso digitar o número do requerimento de seguro desemprego.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0