Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Benefício do INSS para os Contribuintes

Você conhece o benefício de Aposentadoria por Tempo de Contribuição? Clique aqui e confira tudo o que precisa saber sobre o assunto. Confira!

Você sabe como funciona a Aposentadoria por Tempo de Contribuição? Saiba que ela é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Contudo, após a Reforma da Previdência, esse auxílio foi um dos mais afetados. Por isso, muitas dúvidas podem surgir na hora de falar sobre o assunto. 

A aposentadoria é um dos benefícios mais comuns do INSS e, também, bastante procurado. No entanto, o auxílio sofreu bastante mudanças após a reforma, onde passou a ser concedido apenas por meio das regras de transição. 

É importante saber que existem vários requisitos mínimos para conseguir o benefício. Mas quais são eles? O Jornal Norte preparou esse conteúdo completo, com todas as informações necessárias sobre a Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Acompanhe o artigo até o final e descubra! 

O que é Aposentadoria por Tempo de Contribuição?

Antes de tudo, é importante saber o que é o benefício, para poder ter uma compreensão melhor sobre o assunto. Então, ele nada mais é do que um auxílio concedido ao trabalhador contribuinte, no qual conseguiu atingir a quantidade mínima de contribuição. 

No entanto, antes da Reforma, saiba que não havia uma idade definida para a Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Pelo contrário, se o contribuinte fosse mais velho, maiores seriam as chances de receber um valor.

Esse formato de aposentadoria era bastante vantajoso ao trabalhador. Isso porque, o benefício é concedido exclusivamente pelo tempo de contribuição do próprio contribuinte. Dessa forma, questões como idade ou saúde não influenciavam no processo de recebimento. 

Contudo, a Reforma da Previdência ocasionou várias mudanças, mas não eliminou o benefício. Agora, o contribuinte ainda pode se aposentar por tempo de contribuição, mas pelas regras de transição. 

Conheça as regras de transição para a Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Os trabalhadores que estão perto de se aposentar por tempo de contribuição, precisam se enquadrar nas regras de transição. Ou seja, não é possível contar só com o período da contribuição, é necessário entrar em algumas delas.

Abaixo, você confere quais são as regras de transição e o como cada uma delas funciona, para se aposentar por tempo de contribuição. 

1ª Idade Progressiva

Esta regra é destinada aos trabalhadores que contribuíram para o INSS antes da Reforma da Previdência. Para conseguir a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, você precisa cumprir os principais requisitos. Eles são:

MulheresHomens
Ter 30 anos de contribuiçãoTer 35 anos de contribuição
Possuir 58 anos em 2023Possuir 63 anos em 2023
Sem fator previdenciárioSem fator previdenciário

2ª Pedágio 50%

Já a regra do pedágio de 50% é destinada às pessoas que faltavam menos de 2 anos para se aposentar, assim que a Reforma da Previdência entrou em vigor. Dessa forma, é possível conceder o direito aos trabalhadores, por meio das regras de transição. 

  • Tempo de contribuição: 

– Mulher: 28 anos de contribuição (até 12/11/2019)

– Homem: 33 anos de contribuição (até 12/11/2019)

  • Sem idade mínima;
  • Pagar pedágio de 50% do tempo faltante para se aposentar. 

Vale ressaltar que esse pedágio é necessário, fazendo com que o trabalhador se enquadre na regra. 

3ª Pedágio 100%

É importante destacar que essa regra é destinada tanto para os contribuintes do INSS, quanto aos servidores públicos. Vale ressaltar que essa alternativa é opcional, o trabalhador escolhe se quer se aposentar por meio dela. 

Para isso, é necessário cumprir também alguns requisitos, que não são muito diferentes da regra do pedágio de 50%. 

  • Tempo de contribuição: 

– Mulher: 30 anos de contribuição e ter 57 anos;

– Homem: 35 anos de contribuição e ter 60 anos.

  • Pagar pedágio de 100% do tempo que faltava para atingir o período mínimo.

Quem tem direito a Aposentadoria por Tempo de Contribuição?

Apesar das regras de transição, no geral, quem tem direito a receber a Aposentadoria por Tempo de Contribuição? Apenas as pessoas que se enquadram nas regras de transição podem ter o benefício concedido. 

Além disso, existem outros requisitos, onde você precisa:

  • Ter começado a contribuir com o INSS antes da reforma da previdência;
  • Cumprir os requisitos para se aposentar por tempo de contribuição antes da reforma;
  • Ter direito adquirido ou regra de transição.

Vale ressaltar que esse período é até 13/11/2019, data em que houve a Reforma da Previdência Social.

Qual o melhor: se aposentar por idade ou tempo?

Existem características diferentes para cada tipo de aposentadoria, no qual é vantajoso para determinado grupo. Por exemplo, quem começou a trabalhar tarde ou ficou sem contribuir por um tempo, a aposentadoria por idade é mais útil. 

Enquanto a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, é mais vantajosa para os contribuintes que começaram a trabalhar desde cedo. No geral, é importante considerar o momento e a necessidade de cada trabalhador. 

Como solicitar a Aposentadoria por Tempo de contribuição?

Para solicitar o benefício, é necessário ficar atento a algumas questões. Entre elas, estão as documentações, um dos fatores mais importantes. Quer saber como fazer a solicitação? Então, basta clicar no botão abaixo e conferir um passo a passo completo. 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0