Aulas na rede pública de Fortaleza do ano letivo 2021 começam amanhã (28)
Retornam nesta quinta-feira (28) as aulas da rede pública de Fortaleza com aumento do número de matrículas em relação a 2020.
Retornam nesta quinta-feira (28) as aulas da rede pública de Fortaleza com aumento do número de matrículas em relação a 2020. Desta vez, mesmo em maio a pandemia do novo coronavírus, houve um acréscimo de 4 mil estudantes.
Ensino remoto
As aulas se mantêm de forma EAD e os professores devem trabalhar diretamente de suas próprias casas.
A prefeitura informou que em 2020 recebeu 98% de devolutivas das atividades realizadas pelos alunos, assim como a execução de interações com os professores.
Leia mais: Empresas em Fernando de Noronha oferecem vagas de emprego com salários até R$ 6 MIL
Materiais entregues em Fortaleza
Com a pandemia da Covid-19 e a transferência das aulas de forma presencial para o meio remoto, a grande questão que surge é qual suporte oferecido aos alunos.
Em novembro, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza iniciaram processos para adquirir milhares de dispositivos de conexão para estudantes e professores por, no mínimo, seis meses. O objetivo é facilitar as atividades pedagógicas.
Cerca de 242 mil chips devem ser entregues aos alunos com pacote de dados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas em regime domiciliar.
A ideia é também atender os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) IV com a entrega de 21 mil tablets.
“Estamos finalizando a licitação para aquisição de tablets e chips com internet de até 20 GB, que vai permitir que o aluno acesse não apenas o conteúdo escolar, mas tenha um excedente para outras práticas”, comentou o prefeito José Sarto.
A previsão para recebimento é de 45 dias, e deve ser realizada nas unidades escolares após contratação da empresa que vencer o processo licitatório.
Leia mais: Fies 2021 abre inscrições para seleção que usará notas do Enem de 2010 a 2019
Kits pedagógicos
De acordo com a secretária municipal da educação, Dalila Saldanha, cada aluno deve receber um kit pedagógico, composto para cada etapa – Educação Infantil e Ensino Fundamental.
O kit inclui cadernos, canetas, lápis de grafite, lápis de cor, borracha, cola e tesoura. Também serão entregues obras didáticas disponibilizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
A entrega de todo material está prevista para ser finalizada até o fim de fevereiro.