Bolsonaro mexe nos Ministérios e extingue mais um cargo do Governo; veja qual

O Governo Federal decidiu extinguir o cargo de porta-voz da Presidência da República. O cargo era ocupado pelo general da reserva do Exército

Na última quarta-feira, o Governo Federal decidiu extinguir o cargo de porta-voz da Presidência da República. O cargo vinha sendo ocupado desde o início do ano passado pelo general da reserva do Exército, Otávio do Rêgo Barros. A informação oficial foi divulgada em nota conjunta da Secretaria de Governo (Segov) e do Ministério das Comunicações. 

Bolsonaro mexe nos Ministérios e extingue mais um cargo do Governo; veja qual

Bolsonaro mexe nos Ministérios e extingue mais um cargo do Governo; veja qual (Imagem: Reprodução Google)

Segundo o comunicado da nota conjunta, o posto de porta-voz será desativado em um decreto “a ser publicado nas próximas semanas”. O Ministério das Comunicações foi recriado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho. A chefia da pasta é Fábio Faria. 

A equipe de comunicação do Governo Federal foi transferida da Segov para a nova pasta. No último dia 14, Bolsonaro editou decreto estabelecendo a estrutura do ministério, com os respectivos quadros e funções.

“Diante de toda reestruturação da Comunicação do Governo, o cargo de porta-voz da Presidência da República será desativado em novo decreto a ser publicado nas próximas semanas”, informa o texto, que não aponta se Rêgo Barros será deslocado para outra função. 

Rumores sondaram nas últimas semanas que Rêgo Barros assumiria um cargo na Casa Civil, chefiada pelo também general da reserva Walter Braga Netto.

Leia mais: Bolsonaro ironiza trabalho infantil e dispara: ‘Bons tempos’

No início de 2020, foi revelado que Rêgo Barros estava “na geladeira”. O jornal O Globo revelou em fevereiro que equipes do governo chegaram a discutir sobre a possível extinção do cargo. Mas, para evitar crises com a ala militar, o assunto foi deixado de lado na ocasião.

Em maio, o porta-voz, que tem 59 anos, foi diagnosticado com o novo coronavírus, e passou quase um mês afastado do trabalho.

Para que serve um porta-voz?

O objetivo de ter um porta-voz na equipe é para aprimorar o relacionamento com a imprensa e com o público externo. O profissional representa o presidente, neste caso. 

Nas situações em que é necessário um posicionamento por parte do Governo cabe ao porta-voz enunciá-la. Seja para transmitir informações sobre um ocorrido ou alertar sobre alguma decisão do presidente.

De maneira geral, a função do porta-voz é abrangente e contempla uma variedade de obrigações. Ele age diretamente em entrevistas coletivas, eventos corporativos, lançamento de produtos, conferência de resultados e, principalmente, na gestão de crise.  

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0