Calendário de inscrições do ProUni e Fies foram publicados, mas e o SISU 2021? Entenda!

O Ministério da Educação ainda não divulgou o calendário do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2021. Confira as expectativas.

Embora tenha divulgado o calendário de inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Fies, o Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o calendário do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2021. A expectativa é que as inscrições sejam abertas após o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para março. As provas do exame foram adiadas para janeiro e fevereiro em razão da pandemia.

Calendário de inscrições do ProUni e Fies foram publicados, mas e o SISU 2021? Entenda!

Calendário de inscrições do ProUni e Fies foram publicados, mas e o SISU 2021? Entenda! (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

Geralmente, mais de 120 instituições de ensino superior oferecem vagas para a seleção. Em 2020, foram 128 instituições e 237 mil vagas ofertadas. A inscrição é realizada por meio do portal e deverá acontecer no final de março ou início de abril do ano que vem.

Leia mais: Sem nota do Enem 2020, como fazer a inscrição no SISU ou ProUni 2021?

Como se inscrever no Sisu 2021

Para concorrer às vagas, o estudante precisa ter prestado o Enem e não pode ter zerado a redação. Ao acessar o site do MEC, é preciso especificar as opções de curso nas instituições disponíveis, local de oferta e turno, em ordem de preferência. O estudante pode selecionar até duas opções e acompanhar as notas de corte durante o período de inscrições.

Os critérios para a classificação de candidatos no sistema inclui: maior nota na redação; maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além das vagas iniciais, há a possibilidade de concorrer pela lista de espera. Os candidatos que não são selecionados em uma das duas opções, na primeira chamada, podem manifestar interesse por meio do site do Sisu.

Leia mais: ProUni 2021: Confira calendário completo, detalhes das inscrições e NOVAS regras

Os participantes precisam acompanhar as convocações feitas pelas instituições de ensino para preenchimento das vagas. Ao serem convocados, é necessário cumprir os prazos e procedimentos de documentação exigidos para a matrícula ou registro acadêmico.

Os editais 2021 do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão divulgados ainda este mês. As seleções devem ocorrer antes da aplicação do Enem. A medida foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro, em razão da pandemia do coronavírus.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0