FGTS Inativo 2023: Quem tem direito? Valor e como receber?

Descubra se você tem direito ao FGTS Inativo 2023 e como é possível sacá-lo. Acesse para conferir todos os detalhes!

Você conhece o FGTS Inativo 2023? Muitas pessoas falam sobre esse benefício previdenciário, porém, ainda existem diversas dúvidas relacionadas ao assunto. É possível que você tenha direito e nem saiba. Por isso, vamos explicar tudo o que precisa saber sobre o FGTS Inativo 2023. Veja a seguir! 

Fonte: Site do PronaTec

O que é o FGTS Inativo 2023?

O FGTS Inativo 2023 permite que o trabalhador possa sacar o saldo do seu benefício de contas inativas. Ou seja, contas que não recebem mais depósitos há mais de três anos.

De modo geral, o FGTS é um direito do trabalhador que atua de carteira assinada, e o benefício das contas inativas surgiu em 2017.

O Governo Federal criou o programa com o objetivo de garantir uma renda extra ao brasileiro, no qual foi adquirido durante seus anos de trabalho.

Veja Também

Auxílio para Mãe Solteira

Bolsas de Estudos Cursos Técnicos

Bolsa de até 100% Prouni

Novo Bolsa Família de R$ 600

Com isso, garantir o desenvolvimento da economia brasileira, além de ajudar na quitação de dívidas ou compra de imóveis desta parte da população.

Mas afinal, como a minha conta se torna inativa? Quando você entra em uma empresa, automaticamente, o órgão responsável cria uma conta, onde a empresa deposita o seu FGTS. No entanto, quando você sai dessa empresa, a sua conta acaba se tornando inativa, ou seja, a empresa não deposita mais os valores.

No entanto, se houver saldo disponível em conta, saiba que ele continua rendendo e você poderá sacá-lo, porém, é preciso se atentar a alguns critérios.

Qual o valor do FGTS Inativo?

O valor do Fundo de Garantia Inativo vai depender bastante do tempo de depósito, além do salário de cada beneficiário. 

Isso porque, o empregador retira 8% em cima do valor do salário, no qual realiza o depósito na conta do trabalhador.

Além disso, é importante ressaltar que não há um limite para o saque do FGTS, esse valor pode ser acumulado desde 31 de dezembro de 2021.

Quem tem direito de receber o FGTS Inativo 2023?

É de suma importância salientar que não é qualquer trabalhador de carteira assinada que pode receber o benefício. Isso porque existem alguns requisitos estabelecidos pela instituição responsável.

A seguir, confira quem tem direito de sacar o FGTS Inativo em 2023:

  • Pessoas com contrato de trabalho formal;
  • Trabalhadores que possuem saldo retido de R$ 1.500;
  • Trabalhadores com saldo em conta de até três mil reais;
  • Trabalhador precisa ter sido demitido até o último dia de 2015.

Se você se encaixar em um dos grupos citados acima, então tem direito de receber o benefício. Além disso, é importante ressaltar que o saque pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal, de acordo com o calendário de pagamento estabelecido pelo governo.

Fonte: Site Salário Mínimo

Como receber o FGTS Inativo 2023?

Para você realizar o saque do FGTS Inativo 2023, é preciso se encaixar em algumas situações, estabelecidas pelo Governo Federal.

Portanto, as opções para realizar o saque do benefício previdenciário inativo são as seguintes:

  • Doença grave;
  • Aposentadoria;
  • Compra de imóvel;
  • Falecimento do trabalhador.

No entanto, caso você não se encaixe nas situações citadas acima, você pode sacar através da modalidade do saque-aniversário.

  • Acesse o aplicativo FGTS;
  • Em seguida, consulte seu saldo;
  • Então, escolha a opção de saque;
  • Por fim, informe seus dados bancários.

Através dessa opção, é possível antecipar seu Fundo de Garantia por Tempo de Contribuição em até 10 parcelas.

Fonte: Criativo News

Atenção! Lembrando que caso o seu saque passe de três mil, ele precisa ser realizado em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Vale ressaltar que o programa FGTS Inativo 2023 é uma ótima oportunidade para os trabalhadores sacarem seus saldos em contas.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0