Câmara Municipal de Maceió retorna atividades presenciais nesta semana
Com as atividades suspensas devido a pandemia da Covid-19, a câmara municipal da capital Maceió, retoma o trabalho de forma presencial.
Desde o mês de maio com as atividades suspensas devido a pandemia da Covid-19, a câmara municipal da capital Maceió, retoma o trabalho de forma presencial. Em Agosto, os parlamentares estavam trabalhando de forma remota e com restrições presenciais.
A câmara municipal voltou na última quarta-feira (30) as atividades presenciais. Porém, com todas as restrições para evitar a disseminação no vírus, como o uso obrigatório de mascaras, álcool em gel disponível em todos os aposentos do prédio, e também mantendo o distanciamento social com a quantidade reduzida de pessoas.
O presidente da Câmara Municipal da capital Maceió, afirma a importância de voltar as atividades presenciais. E diz ainda que, se é permitido sair para ir a restaurantes com os cuidados necessários, também deve ser permitido voltar a trabalhar presencialmente, respeitando todas as regras.
O eventos coletivos, como sessões solenes, eventos de lideranças partidárias e frente parlamentares continuam sendo proibidas para evitar aglomerações.
Aos vereadores e funcionários que são categorizados como grupo de risco, devem apresentar uma atestado médico para a comprovação do diagnóstico.
Leia mais: Minha Casa Minha Vida: Governo aponta inadimplência de mais de 20% em Alagoas
Atividades em Maceió estavam funcionando de forma híbrida
Na terça-feira (4) do mês de Agosto deste ano, a Câmara Municipal iniciou as atividades de maneira hibrida, ou seja, parte das modalidades presenciais e parte remota.
Antes disso, em Maio as atividades foram suspensas por que alguns funcionários e vereadores foram contaminados pelo coronavírus, e no mês de Agosto as atividades eram feitas via internet.
O presidente da Câmara Kelmann Vieira, autorizou que as atividades presenciais fossem só em casos excepcionais “Aproveitamos o recesso para preparamos o retorno das atividades, agora na modalidade de sessões híbridas. Desde o início da pandemia de Covid-19, procuramos nos adaptar, logo afastando os funcionários da Casa ditos do grupo de risco.
E continuou:
“Em seguida, fomos restringindo ainda mais o acesso às dependências do Legislativo a um grupo restrito de servidores até que suspendemos as atividades presenciais, publicando decreto, ainda em abril, que previa o distanciamento social de funcionários e vereadores, implementando o teletrabalho e sessões virtuais. Desde que todo esse problema surgiu, a Mesa Diretora tem procurado ouvir as autoridades sanitárias sobre o melhor a fazer para preservar vidas”, afirmou ele.
Agora, com o controle significativo da pandemia, as atividades voltam 100% presenciais.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.