Candidato em Teresina DISPARA nas intenções de voto para o 2º turno das eleições 2020

A pesquisa Ibope mais recente para a prefeitura de Teresina mostra ampla vantagem do candidato do MDB neste segundo turno.

A pesquisa Ibope mais recente para a prefeitura de Teresina mostra ampla vantagem do candidato do MDB no segundo turno, que acontece no domingo (29). José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa, lidera as intenções de votos com 55% da preferência dos eleitores. Kleber Montezuma (PSDB) tem 30%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Candidato em Teresina DISPARA nas intenções de voto para o 2º turno das eleições 2020

Candidato em Teresina DISPARA nas intenções de voto para o 2º turno das eleições 2020. (Imagem: Divulgação)

Encomendado pela TV Rádio Clube de Teresina, o levantamento ouviu 602 eleitores da capital entre os dias 21 e 23 de novembro e foi registrado na Justiça Eleitoral. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Veja detalhes da pesquisa.

Intenções de voto para a Prefeitura de Teresina

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos, Dr. Pessoa (MDB) chega a 65% e Kleber Montezuma (PSDB) acumula 35%. Para ser eleito, um candidato precisa de 50% dos votos válidos somados e mais um.

No primeiro turno das eleições, Dr. Pessoa teve 34,53% dos votos válidos, ou seja, 142.769; enquanto Montezuma apresentou 26,70% ou 110.395 votos.

Ao todo, 13 candidatos disputaram a prefeitura da capital. Mais de 558 mil eleitores estão aptos a votar em Teresina, maior colégio eleitoral do Piauí, nas eleições municipais de 2020. A escolha definitiva será no próximo domingo (29), no segundo turno.

Leia mais: Vereadores eleitos em Teresina: Lista completa e atualizada (eleições 2020)

Conheça os candidatos

Dr. Pessoa é médico e já atuou como diretor de diversas unidades de saúde no Rio de Janeiro e no Piauí. Atualmente é professor na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e coordena o Curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na mesma instituição.

O candidato tem experiência como vereador de Teresina por três mandatos seguidos e também foi deputado estadual. O candidato a vice é Robert Rios (PSB).

Já Kleber Montezuma é economista e também tem formação na área da educação. Atualmente, é servidor aposentado da prefeitura de Teresina e professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Leia mais: Auxílio emergencial: Ministério da Economia dá palavra FINAL sobre o benefício em 2021

Na prefeitura, foi secretário do Trabalho e de Assuntos Comunitários; secretário da Habitação e Urbanismo; coordenador de saúde da regional leste-sudeste da Fundação Municipal de Saúde; e secretário da Educação. O candidato a vice na chapa é o sargento R.Silva (Progressistas).

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0