Círio de Nazaré terá programação especial para procissões na pandemia
Esse é o segundo ano de mudanças no Círio de Nazaré. A imagem seguirá no carro do Corpo de Bombeiros, a programação começa hoje.
Por conta da pandemia, esse é o segundo ano de mudanças nas procissões do Círio de Nazaré. Nesse sentido, a imagem seguirá no carro do Corpo de Bombeiros, a programação começa hoje e segue até o mês de outubro!
Esse é o segundo ano atípico em que o Círio de Nazaré precisa ser reformulado para acontecer, pois, com a pandemia, é necessário que aglomerações sejam evitadas.
Nesse sentido, além da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré seguir no carro do Corpo de Bombeiros, não serão realizadas romarias.
A partir de hoje, 10, começa a programação que segue até o dia 24 de outubro, com carreatas, exposições e missas.
De hoje até o final do evento os fiéis poderão encontrar dois carros de promessas na Praça Santuário.
“Foi uma programação discutida amplamente com o Governo do Estado e 17 instituições da área de segurança e saúde, de modo que o resultado final contemplasse todas as questões sanitárias. Nossa principal preocupação é com a saúde da população. Deixamos a observação da possibilidade de uma modificação para ficar claro que, se o cenário sanitário não for favorável, nós não temos nenhum receio nem teremos nenhuma hesitação em readequar a programação para favorecer a questão da saúde do povo do Pará”, informou o diretor Coordenador do Círio 2021, Albano Martins.
Leia mais: Governo do Pará abre 4 concursos na área de saúde com 900 vagas
Programação do Círio de Nazaré 2021
- 10/09: Instalação dos dois carros de promessas na Praça Santuário
- 01/10 a 26/10: Abertura do Arraial de Nazaré no estacionamento da Praça Santuário
- 11/10 a 23/10: Exposição da Berlinda na Praça Santuário com visitação da imagem peregrina entre 8h e 21h
- 24/10: Missa de encerramento da Basílica Santuário e espetáculo de encerramento com vídeo mapping na fachada da Basílica e fogos de artifício às 18h.
- 25/10: Subida da imagem original no Glória e missa de encerramento
- 05/10: Missa solene de abertura na Basílica Santuário para apresentação do manto 2021 às 18h
- 07/10: Missa de apresentação do manto às 18h
- 08/10: Saída do translado da imagem peregrina para Ananindeua no carro dos bombeiros às 8h
- 09/10: Às 12h descuidada imagem original do Glória; além disso, às 18h missa da trasladação no colégio Gentil; às 18h30 live da decoração de berlinda; Traslado da imagem peregrina para Catedral da Sé no carro dos bombeiros.
- 10/10: Às 7h missa solene na Catedral da Sé e traslado da imagem peregrina até a Basílica.
Continue acompanhando O Norte e fique bem informado.
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora do Jornal O Norte.