CNH Social 2021: Saiba TUDO sobre o processo de inscrição no programa
O programa CNH Social 2021 tem a principal função de desburocratizar e facilitar a vida de quem precisa tirar ou regularizar a habilitação.
O programa CNH Social 2021 tem a principal função de desburocratizar e facilitar a vida de quem precisa tirar ou regularizar o documento de habilitação. Uma das principais dificuldades que impedem a aquisição do documento é o valor cobrado, as perícias médicas e as taxas extras. Desse modo, quem tem acesso ao programa fica isento de todos os pagamentos.
CNH Social 2021
O programa de CNH Social foi criado em 2004 pelo Sistema Social do Transporte e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem pelo Transporte. Seu objetivo é ampliar as oportunidades para milhares de jovens de baixa renda.
A carteira de habilitação abre mais portas para o mercado de trabalho e possibilita mais chances de conseguir um emprego.
O projeto de lei de número 3267/10 já garantiu a oportunidade para milhares de jovens. Os cursos, as aulas e os processos burocráticos para a retirada dos documentos são todos financiados pelo programa.
Para ser incluso, é preciso seguir alguns pré-requisitos que podem variar a depender do Departamento de Trânsito (DETRAN) de cada estado. No entanto, em sua maioria, é necessário seguir estas regras:
- Ser alfabetizado;
- Estar inscrito no programa CadÚnico;
- Renda mensal de até 2 salários mínimos;
- 1 ano de expedição da Carteira de Trabalho;
- Ser maior de 18 anos;
- Ensino Médio Completo
Leia mais: Auxílio emergencial: Saiba se VOCÊ terá que DEVOLVER o dinheiro
Como se inscrever
Aos interessados, o processo de inscrição é fácil e basta seguir esses passos:
- Entrar no site oficial do Detran de sua região;
- Procurar por CNH Social 2021;
- Preenche o formulário detalhado;
- Anexe as informações necessárias.
No processo de inscrição, os documentos necessários são:
- Carteira de Identidade;
- Carteira de Trabalho;
- CPF;
- Comprovante de Residência;
- Certidão de Nascimento dos membros familiares.
Estados inclusos no programa
Apesar de ser um projeto social que ajuda diretamente os jovens carentes, nem todos os estados aderiram o programa. Entre os estados das regiões Norte e Nordeste inclusos no programa estão:
- Amazonas;
- Pernambuco;
- Maranhão;
- Ceará;
- Paraíba.
As regras podem aparentar divergências entre os estados. Na Paraíba, por exemplo, o inscrito precisa ser cadastrado no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e no Projovem, caso não tenha ensino médio completo.
Leia mais: CNH gratuita pode ser GOLPE; saiba como identificar
A CNH Social 2021 no Ceará tem a presença de um questionário ainda maior. As perguntas incluem se o candidato é deficiente. Essa forma de abordagem garante um maior diagnóstico das pessoas que estão inscritos no programa e uma forma direcionada de atendimento.
No Maranhão, este programa tem o nome de CNH Jovem e o processo de seleção se dá em três etapas: Cadastramento das informações, avaliação dos dados e desempate entre os inscritos. No Amazonas, o pedido pode ser feito por meio do site ou do aplicativo ‘Na Palma da Mão‘.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.