Conheça os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Outros três deputados federais oficializaram suas candidaturas à presidência da Câmara dos Deputados nesta semana. Confira todos os nomes!

Outros três deputados federais oficializaram suas candidaturas à presidência da Câmara dos Deputados nesta semana. Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) se juntam a outros quatro candidatos que vão disputar a eleição da Casa.

Conheça os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Conheça os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados. (Imagem: Saulo Cruz / Câmara dos Deputados)

A previsão é de que a votação ocorre no início de fevereiro. Na próxima semana, os deputados vão definir se a sessão será presencial ou híbrida (presencial e remota), em razão da pandemia.

A votação é secreta, por isso os parlamentares não precisam necessariamente seguir a orientação das siglas.

Leia mais: Saída da Ford: Vice-presidente Mourão e Rodrigo Maia criticam decisão

Candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Alexandre Frota lançou a candidatura por meio de um vídeo e de forma avulsa, ou seja, sem apoio formal da legenda.

Ele promete ter atuação independente em relação ao Poder Executivo, se eleito, e pretende acatar a abertura do pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

O deputado André Janones também é um candidato avulso e promete pautar a volta do auxílio emergencial e colocar em votação não somente as propostas com as quais concorda.

Ele recebeu apoio de cinco parlamentares, mas conta com os votos de dissidentes, que estão agindo de forma sigilosa.

Leia mais: Rodrigo Maia ‘prevê’ impeachment de Bolsonaro e ataca o presidente

Marcel van Hattem lançou a candidatura em um ato na Câmara, com apoio do Partido Novo. É a segunda vez que ele disputa o pleito.

Na última eleição, em 2019, recebeu 23 votos. Ele ressaltou que o partido aposta no diálogo e está empenhado em construir pontes com os parlamentares.

Novas candidaturas podem ser apresentadas até a véspera da votação, cujo cronograma ainda não foi divulgado. Os outros candidatos à presidência da Câmara são:

  • Arthur Lira (PP-AL): com apoio do Palácio do Planalto e de nove partidos, que somam 195 deputados.
  • Baleia Rossi (MDB-SP): com apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de 11 partidos, que somam 258 deputados.
  • Capitão Augusto (PL-SP): coordenador da frente parlamentar de segurança pública, conhecida como a bancada da bala, também é um candidato avulso.
  • Fábio Ramalho (MDB-MG): O candidato tem investido no contato individual com os parlamentares e pretende lançar a candidatura oficialmente na semana que vem, de forma avulsa.
Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0