Mastopexia pelo SUS: Quem tem Direito e Como dar Entrada?

Saiba quem tem direito à mastopexia pelo SUS e como proceder para dar entrada no procedimento que é 100% gratuito!

Que tal fazer sua mastopexia pelo SUS? Saiba que esse é um procedimento é disponibilizado aos brasileiros através do Sistema Único de Saúde de forma totalmente gratuita. Mas afinal, como dar entrada na mastopexia pelo SUS? Neste conteúdo, é possível descobrir tudo o que precisa saber sobre a cirurgia. Vamos lá!

Fonte: Cartão SUS

O que é a mastopexia e para que serve?

A mastopexia é um procedimento cirúrgico realizado principalmente por mulheres. Isso porque, a cirurgia consiste na região das mamas, revertendo o caimento natural dos seios. Assim, é possível devolver a sua posição original. 

Saiba que o procedimento é conhecido por outros dois nomes, como lifting de mama e o mais popular, mamoplastia.

Segundo o Ministério da Saúde, a cirurgia é uma das mais procuradas em todo o Brasil, ocupando os primeiros lugares no ranking.

Veja Também

Bariátrica Gratuita pelo SUS

Laqueadura pelo SUS

Passagens aéreas por R$ 200

Até R$ 1.200 para Mães

Geralmente, mulheres que possuem flacidez nos seios, devido a diferentes fatores, como gravidez, amamentação e entre outros, buscam pelo procedimento.

Um dos principais objetivos da cirurgia é realizar a simetria dos seios, possibilitando melhorar aparência estética da mesma e autoconfiança da paciente.

Como é a cirurgia de mastopexia pelo SUS?

Para quem não sabe, o Sistema Único de Saúde disponibiliza inúmeros procedimentos cirúrgicos aos brasileiros, como rinoplastia, bariátrica e outras cirurgias.

A mastopexia pelo SUS acontece desde 2018, no entanto, é importante saber que ela é indicada para casos específicos de saúde.

Saiba que o procedimento não é disponibilizado com objetivo estético pelo sistema público de saúde. Existem alguns critérios que precisam ser cumpridos pelos pacientes. Isso porque, a mastopexia funciona como uma cirurgia reparadora.

Através desse tipo de procedimento, é possível corrigir traços físicos, no qual foram obtidos ao longo da vida ou mesmo genéticos.

Fonte: Dr. Juan

Existem inúmeros casos no Brasil, considerados patologias ou distúrbios funcionais, em que mulheres sofrem com gigantomastia. Ou seja, o volume dos seios pode causar problemas de saúde.

Por isso, o SUS oferece cobertura para esse tipo de procedimento cirúrgico, garantindo o bem-estar das pacientes.

Vale destacar que o cartão do SUS é indispensável durante a seleção do procedimento. Então, esteja com o seu sempre em mãos.

Quem pode fazer Mastopexia?

Como mencionado, uma das principais condições que possibilitam a realização do procedimento são pacientes com gigantomastia. As mamas excessivamente grandes podem gerar prejuízos à saúde, como alteração na coluna.

Também podem realizar a cirurgia mulheres que estão passando por tratamento de câncer de mama, devido às sequelas da doença.

Existem outros critérios também, como pessoas que possuem:

  • Má formação dos seios por nascimento;
  • Condições de queimaduras;
  • Traumas de pequeno e médio porte.

Regras para fazer o Mastopexia pelo SUS

Para fazer a mastopexia pelo SUS, é necessário dar atenção às principais regras, além das citadas anteriormente. Isso porque, o Sistema Único de Saúde estabelece alguns requisitos aos pacientes.

Entre as principais regras, estão:

  • Não ser fumante;
  • Estar saudável;
  • Ter um dos seios mais baixos que o outro;
  • Possuir mamas em formato alongado ou pendente;
  • Ter mamilos posicionados abaixo do sulco da mama;
  • Ter acúmulo de pele e aréolas alargadas.
Fonte: Dream Plastic

Como solicitar a mastopexia pelo SUS?

Para você conseguir dar entrada no procedimento pelo SUS, é necessário realizar uma consulta com um médico do SUS.

Por meio da consulta, o profissional irá avaliar sua saúde, verificando se está apto para realizar o procedimento.

Em seguida, o médico encaminhará você para realizar a solicitação da mastopexia. Lembrando que o paciente é inserido na lista de espera da cirurgia. Por fim, não esqueça e ter seu cartão do SUS em mãos.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0