Mastopexia pelo SUS: Quem tem Direito e Como dar Entrada?
Saiba quem tem direito à mastopexia pelo SUS e como proceder para dar entrada no procedimento que é 100% gratuito!
Que tal fazer sua mastopexia pelo SUS? Saiba que esse é um procedimento é disponibilizado aos brasileiros através do Sistema Único de Saúde de forma totalmente gratuita. Mas afinal, como dar entrada na mastopexia pelo SUS? Neste conteúdo, é possível descobrir tudo o que precisa saber sobre a cirurgia. Vamos lá!
O que é a mastopexia e para que serve?
A mastopexia é um procedimento cirúrgico realizado principalmente por mulheres. Isso porque, a cirurgia consiste na região das mamas, revertendo o caimento natural dos seios. Assim, é possível devolver a sua posição original.
Saiba que o procedimento é conhecido por outros dois nomes, como lifting de mama e o mais popular, mamoplastia.
Segundo o Ministério da Saúde, a cirurgia é uma das mais procuradas em todo o Brasil, ocupando os primeiros lugares no ranking.
Geralmente, mulheres que possuem flacidez nos seios, devido a diferentes fatores, como gravidez, amamentação e entre outros, buscam pelo procedimento.
Um dos principais objetivos da cirurgia é realizar a simetria dos seios, possibilitando melhorar aparência estética da mesma e autoconfiança da paciente.
Como é a cirurgia de mastopexia pelo SUS?
Para quem não sabe, o Sistema Único de Saúde disponibiliza inúmeros procedimentos cirúrgicos aos brasileiros, como rinoplastia, bariátrica e outras cirurgias.
A mastopexia pelo SUS acontece desde 2018, no entanto, é importante saber que ela é indicada para casos específicos de saúde.
Saiba que o procedimento não é disponibilizado com objetivo estético pelo sistema público de saúde. Existem alguns critérios que precisam ser cumpridos pelos pacientes. Isso porque, a mastopexia funciona como uma cirurgia reparadora.
Através desse tipo de procedimento, é possível corrigir traços físicos, no qual foram obtidos ao longo da vida ou mesmo genéticos.
Existem inúmeros casos no Brasil, considerados patologias ou distúrbios funcionais, em que mulheres sofrem com gigantomastia. Ou seja, o volume dos seios pode causar problemas de saúde.
Por isso, o SUS oferece cobertura para esse tipo de procedimento cirúrgico, garantindo o bem-estar das pacientes.
Vale destacar que o cartão do SUS é indispensável durante a seleção do procedimento. Então, esteja com o seu sempre em mãos.
Quem pode fazer Mastopexia?
Como mencionado, uma das principais condições que possibilitam a realização do procedimento são pacientes com gigantomastia. As mamas excessivamente grandes podem gerar prejuízos à saúde, como alteração na coluna.
Também podem realizar a cirurgia mulheres que estão passando por tratamento de câncer de mama, devido às sequelas da doença.
Existem outros critérios também, como pessoas que possuem:
- Má formação dos seios por nascimento;
- Condições de queimaduras;
- Traumas de pequeno e médio porte.
Regras para fazer o Mastopexia pelo SUS
Para fazer a mastopexia pelo SUS, é necessário dar atenção às principais regras, além das citadas anteriormente. Isso porque, o Sistema Único de Saúde estabelece alguns requisitos aos pacientes.
Entre as principais regras, estão:
- Não ser fumante;
- Estar saudável;
- Ter um dos seios mais baixos que o outro;
- Possuir mamas em formato alongado ou pendente;
- Ter mamilos posicionados abaixo do sulco da mama;
- Ter acúmulo de pele e aréolas alargadas.
Como solicitar a mastopexia pelo SUS?
Para você conseguir dar entrada no procedimento pelo SUS, é necessário realizar uma consulta com um médico do SUS.
Por meio da consulta, o profissional irá avaliar sua saúde, verificando se está apto para realizar o procedimento.
Em seguida, o médico encaminhará você para realizar a solicitação da mastopexia. Lembrando que o paciente é inserido na lista de espera da cirurgia. Por fim, não esqueça e ter seu cartão do SUS em mãos.