Como se inscrever no Bolsa Estudante?

Quer garantir até R$ 218 por mês? Confira aqui como se inscrever no Bolsa Estudante, novo programa de poupança para estudantes!

Agora que você já aprendeu tudo o que precisa sobre o programa Bolsa Estudante, é hora de saber como se inscrever para garantir a poupança do governo.

Ao participar desse programa, você não vai mais precisar se preocupar com outras coisas, além dos estudos e poderá receber até R$ 218,00 por mês. Não vai perder a chance, certo?!

Aprenda agora como se inscrever de graça e garantir seu benefício financeiro com ajuda de alguns passo a passo.

Regras para participar do Bolsa Estudante

Assim como outros benefícios financeiros do governo, o programa Bolsa Estudante estabelece algumas regras de participação. 

Não é qualquer pessoa que pode se inscrever, isso porque, o programa foi desenvolvido para atender determinada população brasileira.

A princípio, poderão se inscrever no auxílio financeiros os seguintes públicos:

  • Jovens de famílias de baixa renda, com renda per capita de até R$ 280,00;
  • Estudantes regularmente matriculados no ensino médio nas redes públicas;
  • Possuir registro no Cadastro Único.

Além dos critérios de participação, existem também requisitos para a permanência dos jovens nesse projeto.

Assim, é possível receber mensalmente o valor definido pelos órgãos responsáveis. Portanto, o direito ao benefício será estabelecido pelos seguintes regras:

  • Frequência escolar;
  • Aprovação ao fim do ano letivo;
  • Matrícula na série subsequente, quando for o caso;
  • Participação nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB e nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para a etapa do ensino médio;
  • Participação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para aqueles matriculados na última série do ensino médio.
Fonte: EDER Luiz

Documentos necessários para se inscrever no Bolsa Estudante

Além das regras de participação, é fundamental conhecer a documentação necessária para poder se inscrever no programa.

Os documentos são essenciais para o órgão responsável comprovar todas as informações disponibilizadas pelo aluno.

Por isso, quando for se inscrever, você deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, se houver;
  • Termo de concessão de bolsa preenchido e assinado pelo gestor da escola ou pela AE.

Lembrando que a documentação poderá variar de cada região. Por isso, a recomendação é conferir no órgão responsável quais são os documentos necessários.

Passo a passo para se inscrever no programa

Como o programa ainda está no início, até o momento, não foi divulgado um processo de inscrição exclusivo.

No entanto, como um dos critérios de participação é o cadastro no CadÚnico, uma das maneiras de garantir o benefício é ter o registro ativo.

Por isso, trouxemos um passo a passo do registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Confira abaixo!

Compareça ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo da sua casa, portando os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de cada um dos membros da família.

Por fim, solicite o cadastro e preencha um questionário socioeconômico, com todas as informações da sua renda e outros dados. Lembrando que o titular do cadastro precisa ser maior de 16 anos.

Podem se inscrever as famílias que têm renda de no máximo meio salário mínimo por pessoa.

Fonte: Portal FDR

Seguindo todo esse processo, você poderá garantir seu cadastro no CadÚnico e até participar de outros programas do governo. 

Lembre-se sempre de manter seu registro atualizado para não ter o cadastro inativo e ficar de fora da participação dos benefícios.

Juliana Raquel
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Juliana Raquel

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