Aposentadoria em 2024: Novas Regras

Quer saber quais são as novas regras da aposentadoria em 2024? Confira aqui todos os detalhes sobre o assunto!

Está procurando por informações relacionadas a aposentadoria 2024? Então, saiba neste conteúdo é possível descobrir se foram feitas alterações e, caso, sim, para quem já está valendo. Acompanhe a leitura até o final e confira os detalhes da aposentadoria em 2024!

Fonte: Reprodução | Correio do Interior

Novas regras da aposentadoria em 2024

A cada ano, o INSS reformula algumas regras dos seus benefícios previdenciários, que podem afetar muitos brasileiros.

E em 2024, não é diferente! Isso porque ocorreram alterações nas regras de transição para a concessão da aposentadoria em 2024, conforme estabelecido pela Reforma da Previdência de 2019. 

Dessa forma, as modificações vão afetar diversas questões, principalmente, nas modalidades de transição por pontos e na aplicação progressiva da idade mínima.

Veja Também

Kit Antena Digital Grátis

Passagens Aéreas por R$ 200

Valor do Salário Bruto

Auxílio para ter desconto na conta de energia

Atualmente, existem quatro regras de transição em vigor, sendo que duas delas serão modificadas em 2024. Veja os detalhes a seguir.

1 – Transição por pontos

A transição de pontos é uma modalidade que já existia antes mesmo da reforma da previdência. Antes, era mais vantajosa para os trabalhadores, pois assegurava o benefício integral.

Agora, o trabalhador precisa alcançar uma pontuação mínima, que varia de acordo com o ano em que pretende se aposentar.

Além disso, é válido dizer que antes da reforma, os homens precisavam ter 97 pontos, e as mulheres, 87. No entanto, com as mudanças, agora esses números aumentam a cada ano.

Portanto, em 2024, é necessário alcançar pelo menos 91 pontos na soma da idade com o tempo de contribuição para mulheres e 101 pontos para homens.

2 – Regra da idade mínima progressiva

A princípio, é possível se aposentar antes da idade exigida pela reforma da previdência. Isso porque a idade mínima para aposentadoria aumenta todos os anos, como mencionado.

Em 2024, sob as novas regras, as mulheres podem se aposentar com pelo menos 58 anos e seis meses de idade, com 30 anos de contribuição.

Porém, os homens devem ter pelo menos 63 anos e seis meses, com 35 anos de contribuição.

Além disso, é importante dizer que o valor da aposentadoria é calculado como 60% do benefício integral para mulheres com 15 anos de contribuição e para homens com 20 anos de contribuição.

Ou seja, a conta é simples: 60% do valor total do benefício se você contribuir por 15 anos, se for mulher, ou 20 anos, se for homem. 

Fonte: Reprodução | Catraca Livre

A cada ano extra, ganha-se mais 2%. No entanto, o total não pode passar de 100% do salário médio de contribuição, que tem um limite de R$ 7.507,49, conforme o teto do INSS.

Para quem valem as regras de transição da aposentadoria?

As mudanças são variadas, no qual fazem parte das regras de transição que são criadas para ajudar milhares de trabalhadores.

No entanto, nem todas essas regras são válidas, isso porque, elas não podem valer para quem começou a trabalhar antes de 2019.

Fonte: Reprodução | Google

Além disso, elas têm o objetivo de suavizar os impactos das alterações para aqueles que já eram filiados ao regime de Previdência Social, usando sistemas como o de pontos.

Ou seja, se você começou a trabalhar depois de 2019, as regras atuais e mudanças faturas são aplicadas livremente.

Regras do INSS que não mudam em 2024 

Assim como houve mudanças, há também o processo de regras que não sofreram alterações durante a transição.

Dessa forma, abaixo, você confere as seguintes regras que continuam a mesa coisa para a aposentadoria em 2024:

  • Homens se aposentam aos 65 anos e mulheres aos 62 anos;
  • Pedágio de 50%;
  • Pedágio de 100%.

No Jornal Norte, você encontra uma variedade de informações sobre benefícios previdenciários. Acompanhe! 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0