Confira o calendário de pagamento do IPVA 2021 em TRÊS estados do Nordeste

Os estados do Nordeste já divulgaram as informações de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021).

Três estados do Nordeste já divulgaram as informações de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021). Ceará, Pernambuco e Bahia oferecem descontos para a quitação em cota única, além de outras formas de pagamento. Em razão da pandemia, alguns estados aprovaram isenções para determinadas categorias.

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2021 em TRÊS estados do Nordeste

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2021 em TRÊS estados do Nordeste. (Imagem: Pixabay)

No Ceará, por exemplo, o governo aprovou a isenção total para transportes escolares e redução de 3% para 1% da alíquota da taxa para as autoescolas credenciadas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

Ao todo, serão beneficiados 700 veículos de transporte escolar e 2,4 mil de autoescolas.

O desconto será de 10% no pagamento à vista para pessoas físicas inscritas no programa Sua Nota Tem Valor. O abatimento deve beneficiar cerca de 500 mil donos de veículos.

Leia mais: CNH: Confira NOVE multas que NÃO vão somar pontos na carteira em 2021

Pagamento do IPVA 2021 na Bahia e em Pernambuco

Na Bahia, o valor do IPVA 2021 terá redução de até 5%, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). O índice será aplicado aos carros de passeio. A redução média será de 3,2%. Os pagamentos efetuados à vista até dia 10 de fevereiro terão desconto de 10%. As datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa do veículo, conforme o calendário.

Em Pernambuco, a Sefaz também divulgou o calendário de pagamentos, com uma diminuição média de 3,5% na comparação com 2020. O desconto à vista será de 7% do valor total.

Os pagamentos parcelados podem ser feitos em até três vezes com a primeira parcela para fevereiro, a segunda para março e a terceira e última para abril.

Leia mais: Conta de celular poderá ser paga com PIX em 2021; saiba como fazer

Os vencimentos foram organizados de acordo com o número final da placa dos veículos. O Detran-PE vai enviar os carnês de pagamento para as residências a partir de janeiro, mas também é possível acessá-los pela internet.

O cálculo do valor do IPVA é feito com base no preço do veículo no mercado, entre os meses de setembro e outubro de 2019 e setembro e outubro de 2020. A definição é feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0