Confira o passo a passo de como emitir o cartão SUS no celular

Agora o cartão SUS pode ser emitido virtualmente. Através do aplicativo ‘Conecte SUS’ que é oficial do Ministério da Saúde.

O cartão SUS, do Sistema Único de Saúde, já pode ser emitido virtualmente. O aplicativo ‘Conecte SUS’, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, é gratuito e já está disponível nos aparelhos eletrônicos com sistema operacional Android e iOs.

Confira o passo a passo de como emitir o cartão SUS no celular

Confira o passo a passo de como emitir o cartão SUS no celular (Imagem: Ministério da Saúde / Divulgação)

O procedimento é simples. Para acessar o Cartão SUS é preciso apenas fazer login com a senha de acesso do portal Gov.br. Caso ainda não tenha, é só realizar o cadastro usando o número do CPF ou seu certificado digital.

Vale lembrar que o Gov.br é o portal que reúne todos os serviços do governo.

Leia mais: IPVA 2021: Falta de pagamento do imposto pode gerar multa e apreensão do veículo

Tutorial para emitir o cartão do SUS 

Após baixar o Conecte SUS na loja de aplicativos e realizar o cadastro autorizando o uso dos seus dados pessoais, o interessado deve abrir o menu do app e acessar o ícone da câmera para que seja adicionada uma foto no perfil. 

Logo abaixo tem um ícone de cor laranja. O seu Cartão SUS se encontra lá. Nele, é possível acessar o seu QR code e gerar um cartão e até mesmo exportá-lo. 

Conecte SUS 

O aplicativo foi criado pelo Ministério da Saúde e permite que usuários do SUS marquem consultas, encontrem postos de saúde, hospitais mais próximos, farmácias e ainda acompanhem os seus agendamentos.

O Ministério da Saúde recomenda que a população baixe o aplicativo Conecte SUS para também ter acesso às fases de vacinação contra a Covid-19 no país.

Contudo para conseguir acesso ao sistema de vacinação não é preciso que o usuário do SUS baixe o aplicativo. A vacinação é um direito que origina-se da gratuidade e universalidade do SUS.

No ato da vacina é preciso somente a apresentação do CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Leia mais: Governo SUSPENDE revisões do Bolsa Família e do Cadastro Único temporariamente

O SUS

Criado em 1988, o Sistema Único de Saúde oferece a todo brasileiro acesso gratuito, integral e universal aos serviços de saúde. 

O SUS é considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde pública do mundo e beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros, realizando por ano cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos simples como os ambulatoriais a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos.

É dever do SUS todas as ações da Vigilância Sanitária e da Vigilância Sanitária de Zoonoses (imunização de animais), além disso as campanhas de vacinação, prevenção, controle e tratamento de doenças crônicas, além do tratamento oncológico. 

Eduarda Oliveira
Escrito por

Eduarda Oliveira

Carregando… aguarde.

0