Conheça o EJA, programa para Concluir os Estudos em até 2 anos

Conheça o EJA 2023 e veja como conseguir concluir seus estudos em até dois anos. Confira todos os detalhes!

Se você não conseguiu concluir o ensino básico, saiba que é possível através do programa EJA 2023. Essa oportunidade permite que a conclusão dos seus estudos em até dois anos, de forma totalmente Gratuita e prática.

Esse modelo de ensino tem ajudado milhares de jovens brasileiros, que não conseguiram seu certificado de formação do ensino médio ou fundamental.

Conheça agora o programa, além de como funciona todo o processo para você concluir seus estudos.

O que é o programa EJA?

EJA é a sigla para Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino que oferece a chance de concluir o ensino básico na sua idade regular. 

Dessa forma, os jovens que não conseguirem finalizar o ensino fundamental ou médio na idade adequada, podem garantir a sua certificação com EJA.

Além disso, é importante ressaltar que a modalidade possibilita que jovens e adultos possam voltar a estudar e, assim, garantir melhores condições no mercado de trabalho.

Veja Também

Vagas Abertas para o Encceja PPL

Matrícula Online em Escolas Públicas

Certificação Grátis do Ensino Básico

Bolsas de Estudos Cursos Técnicos

A Educação de Jovens e Adultos também possibilita você a continuar seus estudos em níveis mais avançados, como o ensino superior, entre outras opções.

O currículo do EJA é adaptado para atender às necessidades específicas dos alunos, que muitas vezes precisam de uma abordagem mais flexível e personalizada.

Por isso, o programa é essencial para todos os jovens que desejam concluir o ensino e ter acesso à sua certificação do ensino básico.

Como funciona o programa EJA?

Mas afinal, como funciona o EJA 2023? As aulas da EJA acontecem de forma presencial ou mesmo de forma online, dependendo da instituição e das condições de acesso do aluno.

Ou seja, o funcionamento do EJA pode variar um pouco de acordo com a instituição de ensino escolhida para você estudar.

Além disso, vale destacar que o programa é destinado aos jovens e adultos, que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos do ensino fundamental e médio.

Ressaltamos que a carga horária da Educação de Jovens e Adultos é equivalente ao ensino regular nas intuições de ensino.

No entanto, é importante ressaltar que as aulas e a carga horária são organizadas de forma diferente, podendo ser nas aulas noturnas ou em finais de semana.

Fonte: Google – Enade 2023

Currículo do programa EJA 2023

Outra coisa que você precisa prestar atenção é o currículo do programa EJA 2023, isso porque, ele é adaptado para atender as necessidades de cada aluno do programa.

Isso porque, existem situações que exigem uma abordagem diferente, com um formato mais flexível e personalizado.

Além disso, os conteúdos são organizados de forma integrada e interdisciplinar, de modo a relacionar diferentes áreas do conhecimento.

Para ter acesso ao certificado, os alunos passam por uma avaliação contínua e processual, que leva em consideração diversos pontos durante o ensino.

Entre elas, o principal é o desenvolvimento do aluno ao longo das aulas, como frequência, aprendizado e conhecimento.

No entanto, vale destacar que os critérios de avaliação também são adaptados às características de cada modalidade de ensino.

A modalidade EJA também oferece flexibilidade aos alunos, no qual permite conciliar os seus estudos e outras atividades, como trabalho ou mesmo família.

Como o programa busca oferecer formação integral e de qualidade, ao concluir os estudos, você tem direito à certificação, que é equivalente à do ensino regular.

Quanto tempo dura o EJA 2023?

A duração da Educação de Jovens e Adultos não é como o ensino regular, o aluno terá o período de 18 meses para se formar.

Ou seja, em até dois anos e meio você vai participar do programa de forma correta, para poder ter acesso à sua certificação.

No entanto, é importante ressaltar que essa duração é voltada para a modalidade do ensino médio, onde é voltado para alunos com 18 anos ou mais.

Isso porque, o programa é organizado em etapas, no qual o aluno pode concluir cada uma delas em um determinado período de tempo.

Assim como o ensino médio, o fundamental também possui um determinado tempo para a conclusão dos seus estudos.

Contudo, é importante lembrar que a conclusão dos seus estudos vai depender bastante da aprovação nas disciplinas e da apresentação de um trabalho de conclusão de curso. 

As inscrições EJA 2023 são Gratuitas?

Sim, as inscrições no programa são totalmente Gratuitas, ou seja, você não precisa pagar nenhuma taxa.

Isso porque, o principal objetivo do programa é garantir novas oportunidades aos jovens e adultos de baixa renda, que não conseguiram concluir os estudos.

Como se inscrever no programa?

Agora que você já sabe como funciona todo o programa, a próxima etapa é garantir a sua participação no EJA.

Quer saber como funciona o processo? Então, basta clicar no botão abaixo, para conferir todas as informações necessárias desse procedimento.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0