Eleições 2020: Passo a passo para utilizar o aplicativo de treinamento para mesários

Treinamento de mesário para eleições 2020 começou no último dia 1º de setembro e será feito de forma virtual, por causa da pandemia e do isolamento social.

Eleições 2020: Passo a passo para utilizar o aplicativo de treinamento para mesários
Eleições 2020: Passo a passo para utilizar o aplicativo de treinamento para mesários (Fonte:Google)

Treinamento foi liberado para os mesários voluntários de 2020. Nas eleições anteriores a preparação era feita toda presencial, no entanto, por causa da pandemia, o curso vai ser oferecido de forma virtual pelo Portal de Educação a Distância do TSE . Mas, há a possibilidade de treinamento presencial para aquelas pessoas que não tiverem acesso à internet ou algum outro problema.

Convocação

A convocação dos mesários é feita pelo cartório eleitoral por meio de carta entregue pelos Correios. Nessa carta, existem informações importantes, como, por exemplo, local, data, turma e chave de inscrição.

No entanto, na inscrição alguns cidadãos escolheram a convocação virtual, então, ela acontece também por meio do WhastApp,  e-mail, ou SMS.

Leia mais: Eleições 2020: Justiça eleitoral anuncia o início do treinamento de mesários; confira regras

É importante que os mesários inscritos não aceitem a oferta de vendas de curso, como destaca o TSE:

“Todos os mesários são treinados gratuitamente em plataforma digital oficial da Justiça Eleitoral, e somente os cartórios eleitorais são responsáveis por essa comunicação com os colaboradores”.

Formação de mesários nestas eleições

O treinamento começou em primeiro de setembro. Os mesários podem baixar o aplicativo tanto na Play Store, quanto na Apple Store ou acessar o Educação a Distância do TSE- Mesários

  • Para ter acesso ao curso o mesário precisará ter a chave de acesso, aquela que vem na carta de convocação.
  • O cidadão precisará acessar o Portal e fazer um cadastro com suas informações básicas, por exemplo, e-mail, nome e sobrenome, número do título, entre outras.
  • Após esse cadastro,basta acessar o Portal da Educação a Distância do TSE e fazer o login.
  • Basta acessar a seção de Catálogo de Cursos – Mesários;
  • Procurar o TER do estado e clicar em Treinamento para Mesários – Eleições 2020,
  • Digitando aquela chave de acesso da Carta de convocação e clicando no botão “Inscrever-me” o mesário terá acesso ao curso.

Ao final do curso um certificado de conclusão será gerado. Contudo, ele só tem validade quando apresentado junto com declaração ou certidão emitida pelo cartório eleitoral.

Ser mesário dá direito ao cidadão a dois dias de folga, como diz a Lei nº 9.504/1997.

Facebook Comments

Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora do jornal O Norte.