Coronavírus: Rio Grande do Norte adia 3ª fase de retomada da economia

O governo do Rio Grande do Norte decidiu acatar a recomendação do comitê científico, em adiar a 3º fase de reabertura econômica.

Em informação confirmada por meio do secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, o governo do estado decidiu acatar a recomendação do comitê científico, em adiar a 3º fase de reabertura econômica. A fase iria começar a valer a partir da próxima quarta-feira (29). 

Coronavírus: Rio Grande do Norte adia 3ª fase de retomada da economia

Coronavírus: Rio Grande do Norte adia 3ª fase de retomada da economia (Imagem: Reprodução Google)

Com o acato do governo do estado à recomendação do comitê, a data prevista para iniciar a terceira fase de abertura econômica na região foi adiada para o dia 05 de agosto deste ano.

Em entrevista ao jornal RN1, da emissora InterTV, o secretário informou que, conforme apontado pelo comitê, não é possível obter segurança em relação aos dados antes de 15 dias de reabertura.

Isso porque refletiria no contágio, transmissão e número de casos graves que poderiam demandar os leitos. Além dos casos de óbitos. 

De cada 100 pessoas contaminadas, uma pessoa pode morrer, ou no mínimo, de cada 200, uma. Esse é um dado que nos leva a ter muita precaução e cautela“, disse o secretário em entrevista. 

Leia mais: Rio Grande do Norte: Em Pipa, setor hoteleiro está otimista com retomada da economia

Além disso, Cipriano Maia considerou que a abertura dos shoppings poderia ser prejudicial. Pedindo assim para que o governo da capital do estado revise a medida de reabertura desses estabelecimentos. 

“Nós achamos que não é uma medida sensata. Os shopping são um lugar de grande aglomeração. Mesmo adotando todos os protocolos de segurança e distanciamento, nós vimos em dois episódios no fim de semana que isso não tem sido respeitado”, ponderou.

Comitê científico sugere adiar 3ª fase 

O comitê científico do do Rio Grande do Norte é um órgão que não possui poder nas tomadas de decisões dos decretos. Porém, tem influência consultiva. Dessa forma, em um documento enviado para o governo do estado, sugeriu a suspensão do início da terceira fase de reabertura do econômica na região. 

A recomendação do órgão é que o início da reabertura econômica seja adiada por um período de sete dias no estado. Ademais, os especialistas recomendam também que as fases passem a ser realizadas a cada 15 dias. Aliás, até então é realizado a cada 7 dias. 

Conforme aponta no documento enviado pelo comitê ao governo, “não é possível iniciar a 1ª etapa da 3ª fase de abertura do setor econômico, já que o espaço de tempo não permite avaliar o impacto das medidas anteriores, devendo ser adiada por 7 dias”. 

Coronavírus no Rio Grande do Norte

Até o fechamento desta matéria, o estado do Rio Grande do Norte possui 47.061 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Dados da Secretaria de Saúde Pública informam que 58.503 são considerados casos suspeitos. 

Além disso, 22.901 pessoas se recuperaram do novo coronavírus, enquanto que 1678 casos vieram à óbito no estado. 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0