Reabertura do comércio: Alagoas entra na fase amarela, veja o que irá funcionar!

Nesta segunda-feira (20) o estado de Alagoas avança para reestabelecer atividades do comércio, com os chamados serviços não essenciais.

Nesta segunda-feira (20) o estado de Alagoas avança para restabelecer atividades do comércio, com os chamados serviços não essenciais. Portanto, a capital alagoana, que estava na fase laranja agora segue para a fase amarela de reabertura.

Reabertura do comércio: Alagoas entra na fase amarela

Reabertura do comércio: Alagoas entra na fase amarela. (Imagem: Google).

Já municípios da região Norte do Alagoas, metropolitana estão na fase laranja. Segundo o Governo do Estado, faz parte da Matriz de Risco a reabertura gradativa do comércio. Atualmente a matriz conta com cinco fases, determinadas pelas cores vermelha, laranja, azul e verde.

Leia mais: Coronavírus: Olinda-PE avança na flexibilização da reabertura do comércio

Os demais municípios de Alagoas devem permanecer na fase vermelha, segundo anúncio governamental. Abaixo estão alguns setores que devem abrir nessa nova fase da Matriz de Risco em Maceió:

  • lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m² (quatrocentos metros quadrados);
  • shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres;
  • templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade;
  • bares e restaurantes, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade;
  • transporte intermunicipal e turístico, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade.

O governador de Alagoas Renan Filho (MDB) afirmou que é dever das pessoas permanecer com o cuidado para evitar a contaminação, como a higienização e utilização de máscaras, apesar das medidas adotadas. Foi anunciado ainda uma parceria com a Prefeitura de Maceió para atuação na fiscalização das ruas da capital alagoana.

A possível mudança do método que avalia a situação epidemiológica também não está descartada pelo governador. Renan Filho informou ainda que o anúncio do decreto poderá ser mensal e não quinzenal, como vinha acontecendo.

O que ainda não pode funcionar

Para o governador, essa mudança proporcionará mais agilidade na tomada de decisões. Uma mudança que ainda está sendo avaliada pelo governador Renan Filho é a retomada das aulas. A estimativa é que o retorno escolar aconteça no final do mês de agosto e início de setembro, mas com data ainda não definida.

Outra dúvida que tem deixado o cidadão alagoano apreensivo diz respeito à flexibilização dos transportes intermunicipais. Renan Filho afirmou que a atividade poderá retornar a funcionar em Maceió, entretanto essa questão ainda será avaliada nos próximos dias.

O ideal, segundo o governador, é que essa ativação aconteça através de um protocolo rígido para garantir mais segurança aos usuários dos transportes intermunicipais.

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0