Detran-DF emite documentação para transferência de veículos pela internet
Seguindo novas determinações do Contran do final de 2020, o Detran-DF passou a emitir documentação de transferência de veículo pela internet.
Seguindo as novas determinações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicadas em dezembro de 2020, o Detran-DF (Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal) passou a emitir documentação de transferência de veículos pela internet. Com a resolução do órgão, os documentos também foram unificados.
Entrou em vigor neste mês a Resolução nº 809/2020, do Contran, que orienta os órgão estaduais de trânsito a expedirem a ATPV-e (Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo) de forma online aos donos de veículo. O serviço pode ser encontrado no Portal de Serviços do Detran-DF.
Leia mais: Detran Digital: Conheça as NOVAS funções e atualizações do aplicativo
A medida também vale para a emissão do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico) está normalizada no site do órgão, que já vinha sendo ofertada. A partir da próxima semana, este serviço estará disponível para pessoa física no aplicativo CRLV Digital.
Como expedir a transferência de veículo no portal do Detran-DF
De acordo com o Correio Braziliense, a Autorização Eletrônica será utilizada para transferir a propriedade de veículos e deve ser expedida somente quando o proprietário for vender o veículo, momento em que ele faz a solicitação do documento eletrônico.
O proprietário irá informar os dados do comprador para que o órgão de trânsito emita a autorização com todos os dados preenchidos e com o QR Code de segurança.
Depois, o proprietário deverá levá-la ao cartório, para fazer o reconhecimento de firma, e ao Detran, para a efetivação da transferência de propriedade.
Unificação de documentos pelo Denatran
Com a mudança nas versões dos documentos veiculares feitas pelo Contran, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) unificou as informações de licenciamento anual e de propriedade dos veículos em um único documento e determinou o fim do Certificado de Registro de Veículo (CRV) impresso em papel-moeda.
Agora, as informações de propriedade como o licenciamento do veículo ficarão reunidos no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital.
Leia mais: IPVA, DPVat e licenciamento: Saiba como regular seu carro em 2021
Com a novidade implantada, CRLV e o antigo CRV, na prática, passarão a ser um documento único.
Os documentos em papel-moeda ainda estão válidos para quem já os tem, sendo ainda possível transitar portando eles.
A troca será obrigatória apenas quando houver alguma mudança, seja de estado, cidade ou do nome do proprietário, por exemplo. Além disso, caso o documento se perca, o usuário já pode utilizar o digital.
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.