IPVA, DPVat e licenciamento: Saiba como regular seu carro em 2021

A população dona de veículos precisa se atentar aos documentos do carro que devem ser regularizados, como o IPVA. Saiba mais!

Passados os 20 primeiros dias de 2021, a população dona de veículos precisa se atentar aos impostos e papeladas – agora digitais – que devem ser regularizados para transitar livremente pelas ruas e estradas do país, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), DPVAT e licenciamento.

IPVA, DPVat e licenciamento: Saiba como regular seu carro em 2021 (Reprodução/Google)

IPVA, DPVat e licenciamento: Saiba como regular seu carro em 2021 (Reprodução/Google)

Para começar, os processos que dizem respeito à vida automotiva estão se digitalizando.

Órgãos estaduais de trânsito estão aderindo ao formato eletrônico e disponibilizando o uso dos documentos por dispositivos, bem como o passo a passo da regularização dos documentos.

Agora, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado do Registro e Licenciamento do Veículo) não são mais os únicos que poderão ser usados na tela do celular do motorista, por meio de um aplicativo gratuito, sendo de porte obrigatório.

Leia mais: Projeto da Câmara dos Deputados propõe DESCONTOS na compra do carro 0 km

Desde os primeiros casos do novo coronavírus no país, em 2020, os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) passaram a permitir que mais documentos veiculares fossem digitalizados, evitando o deslocamento do condutor até as agências de trânsito para realizar os procedimentos.

Licenciamento anual

Em dezembro, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) autorizou a digitalização de mais alguns documentos importantes para o condutor; sendo um deles o CLA (Certificado de Licenciamento Anual) e CRV, que passaram a ser um único documento: o CRLV-e.

Para ter acesso ao CRLV-e, o dono de veículo precisa quitar os possíveis débitos com multas, taxas de licenciamento anual e o IPVA do ano corrente, no caso, de 2021.

A emissão do CRLV somente é liberada após o pagamento dos valores referentes aos encargos.

Feito os pagamentos, será necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e fazer o seu cadastro.

Em seguida, acesse a aba “Veículos” e clique em “Adicionar CRLV”. Preencha o número do Renavam, o número de segurança do CRV e siga os passos seguintes para emitir o documento digital.

IPVA 2021

Sendo cobrado anualmente aos proprietários de veículos, o IPVA 2021 é uma das principais faturas que devem ser pagas para regularizar o carro para o ano corrente.

Somente após pagar o IPVA é que o condutor poderá prosseguir com os demais documentos de licenciamento.

Leia mais: DPVAT: Caixa TEM inicia pagamento de indenizações do seguro; saiba como pedir

Boa parte dos estados brasileiros já contam com calendário com as datas para a quitação do imposto deste ano, tendo cada Unidade Federativa sua autonomia para ceder descontos, benefícios e isenções.

Os donos de veículos podem consultar os valores a serem quitados, bem como imprimir os boletos nos portais do Detran dos estados, bastando digitar o número do Renavam.

DPVAT

Mesmo com as mudanças na gestão do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), os condutores não precisam se preocupar com o pagamento do seguro neste ano.

A decisão de isenção da taxa foi anunciada pelo CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) após a saída da Seguradora Líder da gestão do seguro, havendo recursos em caixa para as operações em 2021, que, agora, são administradas pela Caixa Econômica Federal.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0