Detran-MT alerta para golpe de venda de CNHs FALSAS nas redes sociais

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) está sendo alvo de golpes em todo o Brasil por meio de mensagens em redes sociais.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) está sendo alvo de golpes. Por meio de mensagens em redes sociais, os golpistas fazem uma suposta venda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Detran-MT tomou conhecimento por meio de diversas denúncias que vem recebendo e fez um alerta para os motoristas.

Detran-MT alerta para golpe de venda de CNHs FALSAS nas redes sociais

Detran-MT alerta para golpe de venda de CNHs FALSAS nas redes sociais (Imagem: Reprodução Agência Brasília)

CNHs Falsas

Os golpes geralmente são feitos por quadrilhas especializadas que ofertam o serviço de confecção da suposta CNH de forma facilitada, alcançando pessoas que procuram meios de burlar as fases obrigatórias para a obtenção do documento.

Essas quadrilhas estão fazendo suas vítimas por meio das redes sociais. Em um vídeo postado eles mostram que o documento é impresso colorido em papel comum e com QR Code no verso.

Leia mais: Balcão Único: Conheça novo programa do governo que facilita abertura de empresas

Todavia, a CNH original é impressa em papel moeda e com diversas camadas de segurança para verificação, incluindo o QR Code para checagem da veracidade junto às autoridades competentes.

Conforme foi dito pelo Diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, “O cidadão quando tenta burlar o sistema ele também está incorrendo em crime, e a quadrilha se beneficia disso, porque geralmente não há denúncia. Eles recebem parte do dinheiro e não entregam o documento. Ou seja, o cidadão procura pela facilidade e ainda fica no prejuízo de ficar sem a CNH e sem o dinheiro que pagou”.

“Nenhuma habilitação é emitida pelo Detran-MT sem o cumprimento de todas as etapas obrigatórias. O Detran preza pela segurança no trânsito e a preservação de vidas. Por isso temos um processo criterioso para a obtenção da CNH. Só é habilitado quem realmente está apto a conduzir nas vias públicas”, reforçou o diretor.

Leia mais: IPVA, DPVat e licenciamento: Saiba como regular seu carro em 2021

Serviços Detran-MT

O Detran-MT oferece diversos serviços por meio do aplicativo MT CIDADÃO, que pode ser baixado gratuitamente nos aparelhos Android e iOS. Com o aplicativo você pode acessar uma sério de serviços sem precisar ir uma das unidades de atendimento.

Confira a lista de serviços disponíveis no aplicativo:

  • Licenciamento anual on-line;
  • Renovação da CNH;
  • Solicitar Segunda Via de CNH,;
  • Solicitar CNH Definitiva;
  • Solicitar Permissão Internacional para Dirigir;
  • Consultar informações de Veículo;
  • Consultar Processo de CNH;
  • Agendamento Exame Teórico;
  • Consultar Turmas de Exame Teórico;
  • Consultar informações de Condutor;
  • Consultar Resultado Recurso de Infração;
  • Validador de Documentos / Certidões.
Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0