Detran-RO: Aprenda aqui o passo a passo para fazer a CNH eletrônica

Durante a pandemia, o Detran passou a priorizar a emissão eletrônica da CNH, em Rondônia é possível obter a Carteira Digital de Trânsito.

Sendo um documento de porte obrigatório, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o comprovante de que o motorista está habilitado para conduzir veículos automotores em vias públicas. Durante a pandemia, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) passou a priorizar e orientar à emissão eletrônica do documento. Em Rondônia, é possível obter a Carteira Digital de Trânsito.

Detran-RO: Aprenda aqui passo a passo como fazer a CNH eletrônica (Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo)

Detran-RO: Aprenda aqui passo a passo como fazer a CNH eletrônica (Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo)


De acordo com informativo do portal do Detran-RO, a versão digital ofertada traz vantagens adicionais que propiciam mobilidade, praticidade e comodidade por meio do compartilhamento das informações, evitando o uso do papel para impressão e do scanner ou câmera para digitalizar cópias. O reconhecimento cartorial da cópia digital é dispensada.

Leia mais: Após alta nos casos de COVID-19 em Rondônia, estado corre risco de NOVO Lockdown?

Também é explicado que a autenticidade, confiabilidade e integridade são validados facilmente através do aplicativo Vio e apontar o leitor para o QR Code do documento digital – bastando acessar o app disponível nos sistemas operacionais Android e iOS. O documento digital possui o mesmo valor jurídico da versão impressa, sendo apenas a versão eletrônica.

Requisitos

Para obter a versão digital da CNH no Detran-RO, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • A CNH papel deve possuir o QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017);
  • O Detran emissor da sua atual CNH deve aderir ao Sistema Carteira Digital de Trânsito, conforme Resolução Contran nº 598/2016. Todas as UF’s realizaram a adesão.

Atendendo a esses requisitos, os motoristas que já possuem a CNH devem atualizar manualmente ou automaticamente o aplicativo “CNH Digital” para a “Carteira Digital de Trânsito”. Aqueles que ainda não têm o documento precisam realizar o cadastro, gerar uma chave de acesso e adicionar os documentos para visualização – o passo a passo em infográfico pode ser visto no site do Detran-RO.

Serviços disponíveis no aplicativo do Detran

No aplicativo para Vio, é possível incluir CNH de usuário antigo, incluir CNH de usuário novo com e sem certificado digital, visualizar, exportar e remover a CNH digital.

Em caso de dúvidas operacionais sobre o sistema “CNH Digital”, o motorista poderá acionar a CSS (Central de Serviços Serpro) através do e-mail [email protected], informando o nome completo, CPF, telefone e especificando a(s) dúvida(s)/dificuldade(s). Também é possível preencher formulário para atendimento, neste link.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0