DETRAN-SE: Confira como realizar o licenciamento do seu veículo

Licenciamento Anual de veículos é o comprovante que garante a regularidade do veículo para trafegar em vias públicas. Veja regras do DETRAN-SE

Sendo um documento de porte obrigatório pelos motoristas, o Licenciamento Anual de veículos, ou, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), é o comprovante que garante a regularidade do veículo para trafegar em vias públicas. Todos os anos, os donos de veículo precisam atualizar o documento junto ao DETRAN-SE e regularizar a situação veicular.

DETRAN-SE: Confira PASSO A PASSO como realizar o licenciamento do seu veículo (Foto: Joelma Gonçalves/G1/Arquivo)

DETRAN-SE: Confira PASSO A PASSO como realizar o licenciamento do seu veículo (Foto: Joelma Gonçalves/G1/Arquivo)


As datas e procedimentos para o pagamento do licenciamento variam de estado para estado, sendo feito em forma de rodízio. Em Sergipe, o calendário de Pagamento do Licenciamento Anual para veículos segue o final das placas dos carros. Para a emissão do novo CRLV é necessário que os débitos relativos ao IPVA, seguro obrigatório (Dpvat) e eventuais multas de trânsito estejam quitados.

Leia mais: Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Aracaju em 2020

Aqueles que não regularizarem o Licenciamento Anual estão passíveis a penalidades pelo órgão responsável do estado, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê infração no descumprimento da norma, podendo gerar multa, pontos na carteira e apreensão do veículo.

Como emitir o Licenciamento no DETRAN-SE

Para regularizar o licenciamento anual de veículos cadastrados na frota do estado, os motoristas do estado de Sergipe precisam acessar o site do órgão, neste link, ou o baixar o aplicativo Detran-SE Digital, e escolher as opções disponíveis para pagamento.

Há duas formas de pagamento: IPVA (DUA) e IPVA (Ficha de Compensação). Optando pela IPVA (DUA), contribuinte veicular pode efetuar o pagamento no Banese ou parcelamento. Já no IPVA (Ficha de Compensação), é a opção para pagamento em outros bancos.

Feita a emissão do documento único de arrecadação, o proprietário poderá pagar o valor integral – podendo ser pago em qualquer agência bancária, com compensação bancária após quatro dias úteis da data do pagamento -, ou parcelado com cartão de crédito – para isso, é necessário acessar o site do Detran-SE e navegar até a opção veículo e, na sequência, pagamento de documento de arrecadação com cartão de crédito.

De acordo com informações do portal oficial do Detran-SE, o não pagamento da respectiva taxa em até 30 dias poderá acarretar o cancelamento deste requerimento. Após o pagamento, é possível obter a versão digital do CRLV, emitindo a versão impressa do documento, neste link.


Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0