Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Aracaju em 2020

Nas eleições deste ano, 11 candidatos estão na disputa pela prefeitura de Aracaju. Uma pesquisa mostra as intenções de voto nestas eleições

Nas eleições deste ano, 11 candidatos estão na disputa pela prefeitura de Aracaju. Uma pesquisa Ibope divulgada pela TV Sergipe aponta os percentuais de intenção de voto de eleitores entrevistados. Quem está à frente é Edvaldo, do PDT, com 32%. Em segundo lugar, está a Delegada Danielle, do Cidadania, com 21%.

Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Aracaju em 2020

Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Aracaju em 2020 (Imagem: Reprodução Diário do Rio)

Confira os resultados para a prefeitura de Aracaju nestas eleições

De acordo com a pesquisa, os demais candidatos têm menos de 10% das intenções de voto cada. Rodrigo Valadares (PTB) foi citado por 6% dos entrevistados; Márcio Macêdo (PT) tem 5%; Almeida Lima (PRTB), Georlize (DEM) e Lúcio Flávio (Avante) têm 3% cada; Alexis Pedrão (PSOL), 2% e Delegado Paulo Márcio (DC), 1%.

O candidato Gilvaní Santos (PSTU) teve 0% das intenções e Juraci Nunes não foi citado pelos entrevistados. 18% responderam que pretendem votar em branco ou anular o voto e 6% ainda não sabem em quem votar ou não opinaram.

O favorito dos eleitores tenta a reeleição. Edvaldo já foi vereador, vice-prefeito e prefeito, em Aracaju. A candidata a vice é a delegada Katarina Feitosa do PSD. A principal adversária, Danielle Garcia, concorre pela primeira vez ao cargo e tem ampla carreira na área de segurança. Foi diretora do Departamento de Combate a Crimes contra a Ordem Tributária e à Administração Pública (Deotap/SE) e atuou no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI/SNJ).

Leia mais: Eleições 2020: Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Aracaju-SE

A pesquisa também levantou os índices de rejeição ao perguntar em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. O maior índice é de Almeida Lima (PRTB), com 42%. Em seguida, estão Edvaldo (PDT), com 26%, e Rodrigo Valadares (PTB), com 25%. Confira os resultados dos outros candidatos.

  • Márcio Macêdo (PT): 16%
  • Delegada Danielle (Cidadania): 13%
  • Alexis Pedrão (PSOL) e Delegado Paulo Márcio (DC): 7%
  • Georlize (DEM), Gilvaní Santos (PSTU), Juraci Nunes (PMB) e Lúcio Flávio (Avante): 5%

Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma é maior que 100%. A pesquisa ouviu 504 eleitores da cidade de Aracaju, entre 7 e 9 de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Em relação à rejeição, 3% responderam que poderiam votar em todos e 12% disseram que não sabem ou preferiram não opinar.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0