Detran SP define calendário de licenciamento 2021; confira o cronograma

Em São Paulo, o Detran publicou o calendário definido para o licenciamento de 2021, motoristas podem licenciar antecipadamente junto ao órgão.

O Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito) publicou o calendário definido para o licenciamento de 2021 no estado. Motoristas já podem realizar o licenciamento antecipado deste junto ao órgão. Os proprietários de veículos têm até o dia 31 de março para realizar o pagamento antecipado, ou, aguardar o vencimento de acordo com o final da placa.

Detran SP define calendário de licenciamento 2021; confira o cronograma (Imagem: Detran-SP)

Detran SP define calendário de licenciamento 2021; confira o cronograma (Imagem: Detran-SP)

Aqueles que não optarem pelo pagamento até março, precisam atentar-se ao cronograma disponibilizado pelo Detran-SP.

De acordo com publicação no portal do governo do estado, o serviço é oferecido pelo órgão de trânsito para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), que poderá ser quitado em cota única, com desconto, ou parcelado, conforme vencimento definido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Leia mais: Motoristas têm NOVO prazo até 2021 para realizar licenciamento dos veículos

No estado, o procedimento do licenciamento é realizado totalmente pela internet, fazendo com que não seja mais preciso comparecer a uma agência do Detran ou Poupatempo para emissão anual do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), documento que autoriza a circulação do veículo e que precisa ser portado.

Saiba como licenciar o veículo

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo – IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento.

O valor da taxa de licenciamento 2021 será de R$ 98,91 até o dia 14/01. Quem licenciar o veículo a partir do dia 15/01 deverá pagar o valor de R$ 131,80.

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo, Detran-SP, e Denatran.

Este ano não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), conforme decisão do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados).

Confira o calendário para o licenciamento 2021 de carros

Final da placa                       mês de vencimento

          1                                                abril
          2                                                maio
          3                                                junho
          4                                                julho
       5 e 6                                            agosto
          7                                               setembro
          8                                               outubro
          9                                               novembro
          0                                               dezembro

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0