Edital do Prouni 2021 confirma mudanças no processo seletivo; confira

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o novo edital do Programa Universidade para Todos (Prouni 2021). Confira as mudanças!

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o novo edital do Programa Universidade para Todos (Prouni 2021). O anúncio foi feito do Diário Oficial da União (DOU) e informou as mudanças que acontecerão na próxima edição do programa. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2021.

Edital do Prouni 2021 confirma mudanças no processo seletivo; confira

Edital do Prouni 2021 confirma mudanças no processo seletivo; confira (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

O edital divulgado é referente ao primeiro semestre de 2021. Nele, consta que para inscrição no programa, a nota usada pelo candidato não pode ser do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020, já que a data proposta para resultado será após o período de inscrição da primeira fase do programa.

Desse modo, o candidato precisará utilizar a nota da prova de 2019 para concorrer à uma das bolsas de estudo oferecidas pelo Prouni. O resultado será divulgado em duas etapas.

Leia mais: Enem 2020: Plataforma online realiza correção de redações GRATUITAMENTE

Calendário do Prouni 2021

A primeira chamada acontecerá no dia 19 de janeiro. A segunda chamada será liberada no dia 1 de fevereiro, quando as vagas oferecidas no primeiro momento não forem devidamente preenchidas.

O cumprimento dos prazos é extremamente importante. Os candidatos que foram pré-selecionados na primeira fase do programa precisam realizar a entrega dos documentos na data proposta para que seja comprovada a veracidade das informações divulgadas nos questionários do Prouni.

A data de comprovação dos dados é do dia 19 a 27 de janeiro para os pré-selecionados na primeira chamada.

A instituição escolhida será a responsável pelo recebimento dos documentos e a comprovados dos dados. Caso as informações apresentem qualquer divergência, o candidato é desclassificado.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro acontecerá as inscrições para a lista de espera. Essa é uma etapa direcionada aos alunos que não foram pré-selecionados em nenhuma das chamadas anteriores.

Leia mais: Como consultar o cartão de confirmação do ENEM 2020? Confira o passo a passo!

O resultado da lista de espera ficará disponível no dia 22 de fevereiro. Após o resultado com os nomes dos pré-selecionados, o candidato tem até dia 25 de fevereiro para comprovar as informações por meio da documentação requerida. Após esse processo, o estudante estará apto para realização da matrícula na unidade de ensino superior.

Vale lembrar que para se inscrever no Prouni, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conseguido o mínimo de 450 pontos na prova e não pode ter zerado a redação.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0