Como consultar o cartão de confirmação do ENEM 2020? Confira o passo a passo!

O cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) é o documento que comprova a inscrição. Saiba como acessá-lo.

O cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) é o documento que comprova a inscrição. Ele contém informações pessoais do candidato e o número de inscrição, entre outras informações importantes para a realização da prova. É possível acessar o cartão pela Página do Participante ou no aplicativo oficial do Enem.

Como consultar o cartão de confirmação do ENEM 2020? Confira o passo a passo!

Como consultar o cartão de confirmação do ENEM 2020? Confira o passo a passo! (Imagem: Divulgação Pra Saber)

Geralmente, o documento é disponibilizado 20 dias antes da aplicação das provas, assim como o ensalamento. As provas impressas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado está previsto para ser divulgado em março.

Confira passo a passo para acessar o cartão do Enem 2020

Para visualizar o cartão de confirmação, basta acessar a Página do Participante com o login e senha Gov.br, assim que o Ministério da Educação (MEC) divulgar a disponibilização do documento.

As informações disponíveis são: nome completo do participante, número da inscrição e do CPF, língua estrangeira selecionada, datas e horários das provas e endereço do local de realização, número da sala de prova, cidade e informações do aluno.

O cartão não é obrigatório nos dias de aplicação, mas pode ser útil para solicitação de atendimento para necessidades especiais ou reaplicação da prova. Ele também apresenta orientações importantes como itens permitidos e proibidos e outras recomendações. Para entrar na sala, é necessário portar um documento pessoal com foto, como o RG.

Leia mais: MEC volta atrás e toma NOVA decisão sobre uso do Enem 2020 no SISU 2021

Desde 2015 o MEC não envia o cartão de confirmação pelo correio para o endereço dos participantes. Se quiser portar o documento, o candidato precisa imprimir ou acessar em seu smartphone. Em caso de perda, é só imprimir novamente, pois o cartão ficará disponível pela internet.

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, é possível encontrar informações atualizadas sobre o cartão de inscrição ou outra etapa do exame.

As edições do primeiro semestre de 2021 do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vão ocorrer em janeiro, sem a nota do Enem.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0