Eleições 2020: Veja quais cidades de Pernambuco tem apenas 1 candidato a prefeito

Em Pernambuco, três cidades possuem apenas um candidato pelo cargo nestas eleições 2020 sendo elas Alagoinha, Jupi e Terezinha, no Agreste.

Em Pernambuco, três cidades possuem apenas um candidato na disputa pelo cargo na prefeitura nestas eleições 2020. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 184 municípios, três não possuem opositores ao pleito, os postulantes precisam de um voto para levar a eleição deste ano. As cidades são Alagoinha, Jupi e Terezinha, no Agreste.

Eleições 2020: Veja quais cidades de Pernambuco tem apenas 1 candidato a prefeito (José Cruz/Agência Brasil)

Eleições 2020: Veja quais cidades de Pernambuco tem apenas 1 candidato a prefeito (José Cruz/Agência Brasil)

O portal G1 realizou um levantamento sobre a situação no país e constatou que mais 106 municípios brasileiros também repetem o cenário das cidades pernambucanas, um aumento de 11 cidades comparado às eleições de 2016. Em 2012, foram 108 ocorrências.

Leia mais: ‘Recife será a cidade mais segura do Nordeste’ declara candidato das eleições 2020

Pernambuco não registrou o mesmo nas eleições municipais de 2016, nenhuma cidade ficou sem opositores na disputa da prefeitura à época, segundo o TSE.

Alagoinha

Em Alagoinha, cidade a 225,5 km da capital pernambucana, o único candidato para o cargo no executivo municipal será o Uilas Leal da Silva, do PSB (Partido Socialista Brasileiro). Ele é o atual prefeito do município e está inscrito para a reeleição na cidade com 12.476 eleitores aptos a votar, segundo informou o TSE ao portal G1.

O vice de Uilas, Maurílio Almeida (PSB), também é seu antecessor; ele foi o prefeito da cidade em 2008 e em 2012.

Jupi

A pouco mais de 99 km de Alagoinha, Jupi, tem o cenário parecido. O atual prefeito candidato à reeleição é o Marcos Patriota, do DEM (Democratas). Jupi tem 11.748 eleitores aptos a votar, de acordo com o TSE. A coligação tem dois partidos e está registrada no TSE como “Jupi no rumo certo”.

Terezinha

Terezinha também é uma cidade próxima às duas primeiras, completando a tríplice pernambucana de prefeitos candidatos à reeleição. Matheus Martins, do PSB, está inscrito no TSE como “Por amor a Terezinha”, cidade com 6.591 eleitores aptos a votar, em 2020.

Cidades com mais eleitores que habitantes nestas eleições 2020

No levantamento realizado pelo portal G1, também foi constatado que quatro cidades no estado de Pernambuco possuem mais eleitores que habitantes, outras 493 cidades no país também apontam para a mesma situação.

Cumaru, no Agreste, é a cidade brasileira com maior diferença absoluta entre o número de pessoas que moram no município e a quantidade de eleitores aptos a votar, segundo apurou o G1 no registro do TSE: são 15. 335 eleitores e estimativa de 10.192 moradores.


Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0