Eleições 2020: Conheça as intenções de voto dos eleitores de Macapá
Macapá, é a única capital no Brasil que ainda não sabe o nome do prefeito de 2021. As datas das eleições 2020 foram mudadas devido ao apagão.
Macapá, no Amapá, é a única capital no Brasil que ainda não sabe o nome do prefeito de 2021. Isso porque as eleições 2020 foram adiadas após o apagão de mais de 20 dias no estado. As votações foram marcadas para os dias 06 e 20 de dezembro, respectivamente. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), 292 mil eleitores estão aptos para ir às urnas neste domingo.
Entre os candidatos à prefeitura da capital do Amapá estão:
- João Alberto Rodrigues Capiberibe (PSB);
- Cirilo Fernandes ( PRTB);
- Dr, Furlan (Cidadania);
- Gianfranco (PSTU);
- Guaracy (PSL);
- Haroldo Iram (PTC);
- Josiel (DEM);
- Patrícia Ferraz (Podemos);
- Paulo Lemos (PSOL);
- Professor Marcos (PT).
De acordo com as pesquisas de intenção de voto, o candidato Josiel Alcolumbre que antes ocupava a liderança na disputa, aparece empatado com João Capiberibe.
Leia mais: MST causou apagão no Amapá? Entenda a polêmica!
Uma nova pesquisa foi divulgada no domingo (29). O responsável pelos dados foi o Instituto Ecos que além de mostrar os percentuais de empate entre os candidatos do PSB e DEM com 20,6%, indica a recuperação da liderança do candidato petista, Professor Marcos, que aparece com 21,4% das intenções de voto.
Josiel Alcolumbre do DEM é irmão do presidente do senado-AP o político, Davi Alcolumbre. Davi revela que seu irmão Josiel foi prejudicado com a crise energética e dispara: “o maior atingido com esse apagão”.
O candidato Cirilo Fernandes conseguiu o percentual de 16,9% das intenções de voto e portanto ocupa o terceiro lugar no ranking. Em seguida, Dr. Furlan, Patrícia Ferraz e Pastor Guaracy com 16,2%, 12,2% e 8,4%, respectivamente. O resultado da pesquisa é referente apenas aos votos válidos.
Leia mais: Eleições 2020: Conheça os candidatos que devem disputar o SEGUNDO turno em Macapá
Comparando os percentuais de Capi, de acordo com as pesquisas, no dia 28 de outubro o candidato estava invicto com 22,7% dos votos. No dia 07 de novembro aumentou para 26%, porém, no dia 14, sofreu uma queda dos números chegando a 12,5% das intenções de voto. As últimas pesquisas indicaram um aumento de 9 pontos com índice de 21,4% dos votos.
Entre aumentos e decréscimos das intenções de voto, Josiel apresentou no dia 28 de outubro um total de 24,9%, teve queda no índice e atualmente ocupa o percentual de 21,6%. De acordo com as pesquisas, apenas o candidato Cirilo Fernandes manteve o índice de crescimento após apagão que aconteceu no estado.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.