Eleições 2020: Pesquisa de intenção de voto traz empate de candidatos em Recife
Pesquisa eleitoral com a intenção de voto em Recife (PE) aponta para Marília Arraes na liderança com empate técnico nestas eleições 2020.
Primeira pesquisa eleitoral com a intenção de voto em Recife, Pernambuco, feita pelo Instituto de Opinião em parceria com o Blog do Magno, após a oficialização dos candidatos a prefeitos, aponta para a petista Marília Arraes na liderança mas com empate técnico com os outros candidatos nestas eleições 2020.
Considerando a margem de erro, Marília disputa a frente da pesquisa com três candidatos: João Campos, do PSB (Partido Socialista Brasileiro), Mendonça Filho do DEM (Democratas) e com a Patrícia Domingos, do Podemos.
A eleição recifense será marcada pela polarização e disputa acirrada entre os 11 candidatos á cadeira do executivo municipal.
Dados da pesquisa
Marília Arraes tem 19,1% das intenções, João Campos 14,3%, seguido do ex-ministro da Educação Mendonça Filho, com 13,5% e a delegada Patrícia Domingos pontuou 12,5%.
Os demais candidatos tiveram registros de intenção de voto abaixo de 5%, como o Marco Aurélio, do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), com 3,3%, Alberto Feitosa, do PSC (Partido Social Cristão), com 2,3%.
Thiago Santos, do UP (Unidade Popular), teve 0,5%, Carlos Andrade Lima, PSL (Partido Social Liberal), com 0,3%, Cláudia Ribeiro, do PSTU, com 0,3% e Charbel Maroun, do partido Novo, com 0,1%. Brancos e nulos somaram 19,6% e, indecisos, 14,2%.
Leia mais: Eleições 2020: Recife confirma este ano mais de 900 candidatos a vereador
Na entrevista com a população em que o cidadão é estimulado a lembrar o nome dos candidatos, Marília Arraes também aparece na frente, com 7,1% de intenção de votos. João Campos aparece com 5% seguido do Mendonça e da Patrícia, ambos com 3,9%.
Sobre os números de rejeição, João Campos tem 19,5% do índice, Mendonça Filho aparece na sequência com 10,9%; Marília surge com 5,4%.
2º Turno das eleições 2020
Na projeção do segundo turno, Marília Arraes também ganharia dos demais candidatos. A candidata venceria João Campos por 36,9% a 25,6% de votos. Já conta Mendonça Filho, ela chegaria a 39,6% de votos contra 28,9% do Mendonça.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi registrada na justiça eleitoral com o número de PE-01565/2020, realizada pelo Instituto Opinião em parceria com o Blog do Magno, juntos há 14 anos em pesquisas.
Foram aplicados 800 questionários entre os dias 19 e 20 deste mês. A margem de erro é de 3,5% pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.