Eleições 2020: Recife confirma este ano mais de 900 candidatos a vereador

Número de candidatos confirmados para vereadores no Recife, cresce em 15,8% desde o ano de 2016, 901 pessoas confirmadas nas eleições 2020

Número de candidatos confirmados para vereadores no Recife, cresce em 15,8% desde o ano de 2016. Nestas eleições 2020 são mais de 900 pessoas candidatando-se ao cargo de vereador.

 

Eleições 2020: Recife confirma este ano mais de 900 candidatos a vereador

Eleições 2020: Recife confirma este ano mais de 900 candidatos a vereador (Foto: Reprodução Google)

 

O ano de 2020 traz como novidade o aumento de concorrendo ao cargo de vereador na Câmara Municipal do Recife, este ano, 615 homens e 286 mulheres foram confirmados para a disputa.

No ano de 2016, foram totalizadas 778 candidaturas, cerca de 123 a menos em relação ao ano de 2020. Agora, um total de 33 partidos lançaram candidatos para ocupar os 39 cargos disponíveis na Câmara Municipal do município.

Quem avalia as candidaturas inscritas é O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) onde serão aprovadas ou negadas a partir dos critérios exigidos pelas normas da Constituição

A lei exige que o partido deve apresentar 30% de pessoas do gênero feminino (cis ou trans)  nas suas candidaturas, o não cumprimento das regras pode ocasionar uma intimação para que o partido concerte o erro, com o risco de ser totalmente eliminado do processo de eleição.

Até a última segunda-feira (21), foram divulgados 3 partidos com o maior número de mulheres concorrendo ao cargo de vereadora entre eles estavam o PCB, PTB, e PSTU.

Leia mais: Eleições 2020: Petrolina-PE já tem candidatos confirmados; veja lista

Por que mais candidatos nestas eleições 2020?

Estima-se que as mudanças nas leis do processo eleitoral, teriam influenciado no percentual de 15,8% a mais nas candidaturas. Em 2017, a reforma eleitoral previu que as chapas majoritárias poderiam concorrer aliadas com as chapas municipais.

Resultando em um número de 150% de vagas em relação ao número disponível para cada partido, o que antes era 150% por coligação. Isso influencia no aumento de candidatos.

O crescimento de mulheres candidatas também é um ponto presente nas eleições deste ano, elevando a participação feminina em 51 mulheres a mais no processo de eleição, em 2016, somente 30,20% representavam o local das mulheres nas eleições.

O número de pessoas do gênero masculino também não deixou de crescer, apesar da presente participação feminina, cerca de 13,3% de aumento entre os homens nas candidaturas municipais.

Foi divulgado que os partidos tem até o próximo sábado (26) para formalizarem suas candidaturas. As eleições acontecem no mês de Outubro.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0