Eleições 2020: Por que é importante baixar o aplicativo e-título?

Disponível o aplicativo e-Título, desenvolvido pelo TSE facilita o acesso às informações do eleitor na Justiça Eleitoral nas eleições 2020

Já está disponível para download no celular o aplicativo e-Título, desenvolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para facilitar o acesso às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Com a nova atualização, será possível justificar a ausência do dia da votação das eleições 2020 pelo app.

Eleições 2020: Por que é importante baixar o aplicativo e-título?  (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Eleições 2020: Por que é importante baixar o aplicativo e-título? (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Além de conseguir acessar os dados como zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais, as novas atualizações também permitem o acesso informando o número do CPF e, para os interessados, será possível que os eleitores se cadastrem como mesários voluntários através da plataforma.

De acordo com publicação no portal oficial do TSE, outra funcionalidade apresentada pelo app é a acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Leia mais: Eleições 2020 têm o maior registro de candidatos militares dos últimos tempos

O e-Título pode ser baixado em smartphones ou tablets, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais seguindo as instruções apresentadas na tela. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

A Justiça Eleitoral recomenda que o aplicativo seja baixado antes dos dias das eleições para evitar “filas virtuais”, alegando que podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.

Justificativa de ausência nas eleições 2020

Para os eleitores que precisarem justificar a ausência no dia da votação das eleições, o app permitirá que o cidadão faça o cadastro da justificativa pelo aplicativo. Porém, segundo divulgou o portal G1, esse sistema ainda não possui data para ser lançada.

É esperado que o aplicativo aceite as justificativas apenas depois da votação, como já é feito no Portal do TSE, na internet. A Justiça Eleitoral informou ao G1 que já está no preparo de divulgação, que permitirá a justificativa nos dias de eleição.

Segurança contra a Covid-19

Com as recomendações de isolamento social da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Justiça Eleitoral afirma que as facilidades do e-Título também podem contribuir para que não haja contaminação pelo coronavírus, uma vez que o app disponibiliza uma série de informações e de serviços, sem a necessidade de ir pessoalmente ao cartório eleitoral.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0