Pesquisa Ibope para 2º turno das eleições em Maceió revela QUAL candidato está na frente

A pesquisa mais recente realizada pelo Ibope para a prefeitura de Maceió foi divulgada na segunda-feira (23) e apontam favoritismo para JHC.

A pesquisa mais recente realizada pelo Ibope para a prefeitura de Maceió foi divulgada na segunda-feira (23). Os resultados apontam favoritismo de JHC (PSB), embora o mesmo esteja tecnicamente empatado com Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais.

Pesquisa Ibope para 2º turno das eleições em Maceió revela QUAL candidato está na frente

Pesquisa Ibope para 2º turno das eleições em Maceió revela QUAL candidato está na frente. (Imagem: Google)

No levantamento, JHC (PSB) tem 42% das intenções de voto, enquanto Alfredo (MDB) tem 38%. Brancos e nulos somam 11% das intenções e outros 9% ainda estão indecisos.

Segundo turno das eleições acirrado em Maceió

Para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, nulos e os indecisos. Nesta modalidade de pesquisa, JHC tem 53% e Alfredo tem 47%. Para vencer no segundo turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Leia mais: Eleições 2020: Medo de Covid pode ser justificativa para NÃO votar? Saiba mais aqui

O Ibope também levantou os percentuais de intenção de votos na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores.

Neste caso, 37% responderam que pretendem votar em JHC e 32% em Alfredo Mendonça. Entre os entrevistados, 2% apontaram outros nomes, 13% disseram que vão votar em branco ou anular e outros 16% não sabem ou não responderam.

A pesquisa ouviu 504 eleitores da cidade de Maceió entre os dias 21 e 23 de novembro e foi registrada na Justiça Eleitoral.

O nível de confiança utilizado é de 95%, que representa a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Leia mais: Eleições 2020 Maceió: Lista completa dos vereadores eleitos no município

Ao todo, 10 candidatos disputaram a prefeitura de Maceió no primeiro turno. Alfredo Gaspar de Mendonça e JHC tiveram uma pequena diferença no número de votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gaspar recebeu 110.234 votos ou 28,87%, enquanto JHC teve 109.053 votos ou 28,56%.

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto tem 50 anos, é formado em direito e foi promotor de Justiça, procurador-geral de Justiça e secretário estadual da Segurança Pública. O vice candidato é Tácio Melo (PODE).

João Henrique Holanda Caldas, conhecido como JHC, tem 33 anos, é advogado e está no segundo mandato como deputado federal. Em 2014, ele foi o mais votado de Alagoas e em 2018 conseguiu se reeleger sendo o deputado federal mais bem votado do Brasil. O vice é Ronaldo Lessa (PDT).

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0