Eleições 2020: Recorde histórico! Palmas registra maior número de pré-candidatos de todos os tempos

A capital Palmas registra um número recorde de pré-candidatos à prefeitura para as Eleições 2020. São pelo menos 14 nomes.

A capital Palmas registra um número recorde de pré-candidatos à prefeitura para as Eleições 2020. São pelo menos 14 nomes, com a atual prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que tentará a reeleição. Para uma cidade com 180.524 eleitores e sem segundo turno, a quantidade de candidaturas chega a ser desproporcional.

Eleições 2020: Recorde histórico! Palmas registra maior número de pré-candidatos de todos os tempos

Eleições 2020: Recorde histórico! Palmas registra maior número de pré-candidatos de todos os tempos. (Imagem: Antônio Gonçalves/ PMP)

Uma das razões para o elevado número de pré-candidatos é o fundo partidário, cujos recursos são diretamente proporcionais à votação recebida por cada partido em 2018. Além disso, a disputa entre grupos políticos que pretendem manter-se no poder e outros que pretendem retornar é grande no estado.

Conheça os pré-candidatos de Palmas

  • Cinthia Ribeiro (PSDB) – atual prefeita;
  • Marcelo Lelis (PV);
  • Ataídes do Araguaia (PP);
  • Alan Barbiero (Podemos);
  • Gil Barison (Republicanos);
  • Tiago Andrino (PSB) e Milton Neris (PDT) – atuais vereadores;
  • Prof. Junior Geo (PROS), Vanda Monteiro (PSL) e Ivory de Lira (PCdB) – deputados estaduais;
  • Osires Damaso (PSC), Eli Borges (SD) e Vicentinho Junior (PL) – deputados federais;
  • Raul Filho (MDB).

O deputado federal Eli Borges é considerado um dos principais nomes para a disputa. Em 2018, o parlamentar recebeu 48.812 votos, dos quais 16.554 votos foram em Palmas. Já os deputados federais Vicentinho Junior e Osires Damaso buscam reconhecimento na capital, pois apenas transferiram seus títulos para Palmas em 2019 e tiveram votações pouco expressivas, entre 4% e 6%.

Leia mais: Eleições 2020: Segundo TSE, apenas 11 dos 33 partidos estão na lista do Fundo Eleitoral; valor chega a quase 800 mi.

O deputado estadual Prof. Junior Geo também está entusiasmado com a disputa. Do total de votos que conquistou em 2018, 67,69% foram em Palmas. A deputada Vanda Monteiro e o deputado Ivory de Lira tiveram votações menos expressivas, mas pretendem encarar a disputa. Nas últimas eleições, os três pré-candidatos eram vereadores da capital.

As datas de votação das Eleições 2020 foram adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno será no dia 15 de novembro e o segundo em 29 de novembro. Os horários de votação ainda estão sendo definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atendendo às recomendações sanitárias, cada seção eleitoral vai disponibilizar álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0