Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Boa Vista em 2020

Uma pesquisa de intenção de votos das eleições 2020 realizada pela Inteligência, Pesquisa e Consultoria Ltda apontou os percentuais para a prefeitura de Boa Vista. Ao todo, 11 candidatos disputam o maior cargo da capital de Roraima.

Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Boa Vista em 2020
Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Boa Vista em 2020. (Imagem: PMBV/ Divulgação)

O resultado foi divulgado na última sexta-feira (16), pela Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo e aponta Arthur Henrique (MDB) à frente da corrida eleitoral. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral. Confira os percentuais de cada candidato.

Veja quem são os favoritos daseleições para a prefeitura de Boa Vista

  • Arthur Henrique (MDB): 28% das intenções de voto
  • Ottaci (Solidariedade): 23%
  • Nicoletti (PSL): 10%
  • Shéridan (PSDB): 8%
  • Linoberg (Rede) e Luciano Castro (PL): 6%
  • Gerlane (PP): 2% e Pastor Isamar (Podemos): 2%
  • Fábio Almeida (PSOL) e Wilson Précoma (PCO): 1%

Votos brancos ou nulos somam 6% das intenções entre os entrevistados; outros 8% ainda não sabem em quem votar ou não responderam. O candidato Shaolyn Gomes (PMN) não foi citado.

Leia mais: Eleições 2020: PF cria canal de denúncias para os eleitores de Roraima

Índice de rejeição dos candidatos nestas eleições

Os índices de rejeição também foram levantados pela pesquisa. Entre os candidatos que não seriam votados de jeito nenhum estão Shéridan (PSDB), com 53%, Ottaci (Solidariedade), 34% e Luciano Castro (PL), 24%. O candidato Nicoletti (PSL) tem 23% de rejeição, enquanto o Pastor Isamar (Podemos) tem 15% e Arthur Henrique (MDB), 11%.

Os candidatos Linoberg (Rede) e Shaolyn Gomes (PMN) foram citados por 10% dos entrevistados. Gerlane (PP) tem 9% de rejeição; Fábio Almeida (PSOL), 8% e Wilson Précoma (PCO), 7%. Além disso, 8% não souberam responder ou preferiram não opinar e 1% poderiam votar em todos.

Arthur Henrique (MDB) é o atual vice-prefeito da capital e disputa o principal cargo da cidade para dar continuidade à atua gestão. Ottaci Nascimento (SD), que aparece em segundo lugar na pesquisa, é menos conhecido no meio político e atua com atividades sociais. Já Nicoletti é policial rodoviário federal, formado em Direito e concorre pela primeira vez pelo Partido Social Liberal.

Em Roraima, a Polícia Federal criou um canal de comunicação exclusivo para denúncias de irregularidades relacionadas às eleições 2020. Qualquer pessoa pode enviar informações, denúncias, fotos, vídeos e áudios para o número de WhatsApp (95) 3621-4693.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.