Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o principal candidato na disputa pela prefeitura de Rio Branco

Sete nomes estão confirmados para concorrer à prefeitura de Rio Branco, no Acre. Confira a pesquisa de intenções de voto nestas eleições.

Sete nomes estão confirmados para concorrer ao cargo de prefeito de Rio Branco, no Acre. Uma pesquisa divulgada na última sexta-feira (16) mostra que Minoru Kinpara (PSDB) tem 29% das intenções de voto, seguido por Socorro Neri (PSB), com 26%. Confira os percentuais da pesquisa nas eleições divulgada pela Rede Amazônica Acre.

Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o principal candidato na disputa pela prefeitura de Rio Branco

Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o principal candidato na disputa pela prefeitura de Rio Branco. (Imagem: Reprodução Diário do Rio)

Veja os principais candidatos a prefeitura de Rio Branco nestas eleições

  • Minoru Kinpara (PSDB): 29%
  • Socorro Neri (PSB): 26%
  • Tião Bocalom (PP): 16%
  • Roberto Duarte (MDB): 11%
  • Daniel Zen (PT): 5%
  • Jarbas Soster (Avante): 2%
  • Jamyl Asfury (PSC): 1%

Os votos brancos e nulos chamam 6% das intenções e outros 4% não souberam ou não responderam. A pesquisa ouviu 504 eleitores da cidade de Rio Branco, de 14 e 16 de outubro. O nível de confiança é de 95%, ou seja, a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento também questionou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais de rejeição apontam Socorro Neri (PSB) em primeiro lugar, com 39%, seguido por Daniel Zen (PT), com 36% e Tião Bocalom (PP), com 33%. Roberto Duarte (MDB) tem 21% de rejeição; Jamyl Asfury (PSC) tem 20%; Jarbas Soster (Avante), 19% e Minoru Kinpara (PSDB), 12%.

Entre os entrevistados, 1% respondeu que poderia votar em todos os candidatos 1% e 5% não sabem ou preferiram não opinar. Como podiam apontar mais de uma resposta, a soma dos fatores é de mais de 100%.

Leia mais: Eleições 2020: Confira lista de candidatos confirmados à prefeitura de Rio Branco-AC

Minoru Kinpara (PSDB) é professor universitário e membro da Academia Acreana de Letras. Já foi reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) e tem ampla formação e carreira acadêmica. O candidato a vice é o empresário Celestino Bento, do PSL.

Maria do Socorro Neri, do PSB, já foi secretária municipal de Assistência Social de Rio Branco, superintendente estadual da Legião Brasileira de Assitência Social e diretora do Departamento de Ensino Supletivo. Escolheu como candidato a vice-prefeito o advogado Eduardo Ribeiro, do PDT.

O calendário eleitoral foi adiado em razão da pandemia. Assim, o primeiro turno será no dia 15 de novembro e o segundo em 29 de novembro.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0