Encceja 2020-2021: Período de inscrições é PRORROGADO; saiba como fazer

Previstos para encerrar nesta sexta, o Encceja 2021 tem prorrogação; inscrições para a realização da prova terminam na próxima segunda (25).

Previstas para encerrar nesta sexta-feira (22), as inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) foram prorrogadas e vão até próxima segunda-feira (25). As provas serão aplicadas em todo o país para avaliação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Encceja 2020-2021: Inscrições terminam HOJE (21); saiba como fazer (Imagem: Reprodução/Google)

Encceja 2020-2021: Inscrições terminam HOJE (21); saiba como fazer (Imagem: Reprodução/Google)

Abertas desde o dia 11 de janeiro, as inscrições para realizar o Encceja estarão abertas por mais dias para que os interessados possam manifestar o interesse na avaliação para jovens adultos.

As provas estão previstas para acontecerem no mês de abril, no dia 25; com o gabarito da prova sendo divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até 10 dias úteis após a aplicação do exame.

O resultado da prova é dado pela autarquia de forma individual, com repasse das notas às Secretarias Estaduais mediante autorização do candidato.

Leia mais: Inscrições no Encceja 2021 garantem certificados dos ensinos Fundamental e Médio

O período para solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social é o mesmo. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada.

Para realizar a inscrição, é preciso que o interessado tenha, no mínimo, 15 anos completos para fazer a prova do Ensino Fundamental e, 18 anos, para as provas do Ensino Médio.

Como fazer a inscrição para o Encceja 2021

Os candidatos podem fazer a inscrição no portal do Encceja, devendo selecionar o nível de ensino que deseja prestar a prova.

Basta acessar e informar dados pessoais: número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail individual e atualizado e número de telefone celular.

Detalhes da prova

O exame é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. A aplicação das provas é dividida entre os turnos da manhã e da tarde por área de conhecimento.

Para o ensino fundamental, o participante pode ser avaliado em: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

No caso do ensino médio, as áreas ofertadas para avaliação são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0