ENCCEJA 2020 será realizado em 2021; confira TUDO sobre inscrições e datas do exame

Na última quinta-feira (26), o Inep publicou edital com informação sobre o Encceja 2020. A prova será realizada em abril de 2021.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou o edital com informação sobre o Encceja 2020 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A prova será realizada em 2021. As inscrições serão abertas em janeiro.

ENCCEJA 2020 será realizado em 2021; confira TUDO sobre inscrições e datas do exame (Foto: Reprodução/Google)

ENCCEJA 2020 será realizado em 2021; confira TUDO sobre inscrições e datas do exame (Foto: Reprodução/Google)

O Edital publicado detalha os procedimentos e os prazos do Encceja 2020, da nova datas das provas ao conteúdo que será avaliado. As inscrições ficarão abertas do dia 11 a 22 de janeiro de 2021. O interessado precisa acessar o site do programa para se inscrever.

A aplicação da prova, tanto para o ensino fundamental quanto paga o médio, será realizada no dia 25 de abril de 2021; e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Leia mais: Fies 2021: MEC divulga regras para seleção no primeiro semestre; confira

Justificativa de ausência

Aos participantes que desejam fazer a prova do Encceja 2020 e que, por ventura, se ausentaram na prova de 2019, deverão justificar a ausência para que possam realizar o exame referente a este ano.

A justificativa poderá ser feita de 14 a 20 de dezembro de 2020, sendo obrigatório para a presente participação; como é previsto no Edital nº 32, de 7 de maio de 2019.

Conteúdo de avaliação

O Exame será constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo trinta questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação. As quatro provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares do ensino fundamental:

Área de conhecimento Componentes curriculares – Prova I: Ciências Naturais Ciências; Prova II: Matemática Matemática; Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física; Prova IV: História e Geografia História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Leia mais: UFRPE abre 2 MIL vagas para cursos GRATUITOS; saiba como participar

Para o Ensino Médio, o participante fará exames de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física realizará, além da parte objetiva, uma prova de Redação. Para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

As quatro provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares do ensino médio: Área de conhecimento Componentes curriculares – Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Química, Física e Biologia; Prova II: Matemática e suas Tecnologias Matemática; Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;  Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Sobre o Encceja

Destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, o Encceja acontece desde 2012 para aferir competências, habilidades e saberes. Certificando a população nos moldes estabelecidos Desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0