Enem 2020: Cidades que não puderem aplicar prova ficarão de fora, diz Inep

O presidente do (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que não trabalha com a hipótese de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020).

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que não trabalha com a hipótese de adiamento do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio). Ele também alertou que as cidades que não puderem aplicar as provas ficarão de fora.

Enem 2020: Cidades que não puderem aplicar prova ficarão de fora, diz Inep

Enem 2020: Cidades que não puderem aplicar prova ficarão de fora, diz Inep. (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Ag. Brasil)

Em Manaus, a prefeitura não liberou o uso de escolas da rede municipal para realização da prova. Além disso, a Justiça Federal do Amazonas suspendeu a aplicação do exame presencial, marcado para o próximo domingo (17).

Em entrevista à CNN, Lopes disse que a prova pode ser cancelada em alguns locais.

Leia mais: Prouni: TUDO que você deve saber antes de se inscrever no programa em 2021

Pressão por novo adiamento do Enem 2020

O presidente do Inep afirmou que está em discussão com a Prefeitura de Manaus e com o Governo do Estado e que não há uma definição específica.

Segundo ele, se não for possível fazer o Enem nas datas de reaplicação, 23 e 24 de fevereiro, o município e até o estado podem ficar de fora.

Inicialmente, a edição de 2020 do Enem 2020 estava marcada para novembro do ano passado, mas foi adiada em razão da pandemia do novo coronavírus.

As datas da versão impressa são 17 e 24 de janeiro e da versão digital, 31 de janeiro e 7 de fevereiro, se não houver novas alterações.

Leia mais: Enem 2020: Portões abrirão mais cedo; confira as regras do exame na pandemia

A pressão por um novo adiamento tem crescido com a nova alta de casos e mortes por Covid-19.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), entidades estudantis, políticos e outras autoridades defendem que o exame seja adiado mais uma vez, para evitar o aumento de transmissão da doença.

Em entrevista à CNN nesta terça-feira (12), o ministro da Educação, Milton Ribeiro disse que “apenas uma minoria quer o adiamento” e que as expectativas dos estudantes não podem ser quebradas. Segundo ele, todas as medidas de segurança necessárias estão sendo tomadas.

Uma decisão da Justiça Federal de São Paulo negou o adiamento das provas, a pedido da Defensoria Pública da União (DPU), que já recorreu ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

A DPU entende que não há como impedir a transmissão de Covid-19 entre os envolvidos na realização das provas.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0