Governador Renan Filho autoriza a retomada do comércio em Arapiraca-AL

As lojas do comércio de Arapiraca voltaram a abrir nesta semana. Um decreto da prefeitura determina horário especial de funcionamento na fase laranja.

As lojas do centro de Arapiraca voltaram a abrir nesta semana. Um decreto da prefeitura determina horário especial de funcionamento na fase laranja (risco moderado alto) do protocolo sanitário de distanciamento social controlado. De segunda a sexta-feira, o atendimento deve ser das 9 às 17 horas e aos sábados, das 9 às 12 horas. A reabertura do comércio foi autorizada pelo governo do estado e se estende a outras cidades do interior de Alagoas.

Governador Renan Filho autoriza a retomada do comércio em Arapiraca-AL

Governador Renan Filho autoriza a retomada do comércio em Arapiraca-AL. (Imagem: Márcio Ferreira/ Gov. Alagoas)

No primeiro dia de funcionamento do comércio, que ficou fechado praticamente por quatro meses devido à pandemia do novo coronavírus, o movimento foi grande. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas de Arapiraca (Sindlojas), Wilton Rocha, a reabertura significa um alívio para o setor, que vinha acumulando prejuízos e demissões.

Segundo ele, a expectativa é de crescimento nos próximos queremos, principalmente com o Dia dos Pais em agosto. A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico de Arapiraca, Tânia Núbia, destacou a responsabilidade dos lojistas no cumprimento dos decretos estadual e municipal e disse que a fiscalização será reforçada.

A secretária afirmou que entende a importância da retomada, mas reforça que os protocolos sanitários devem ser cumpridos para que a população continue frequentando o centro da cidade e comprando com segurança e cuidado. Entre as orientações do decreto estão: permanência de apenas 50% da capacidade de público dos estabelecimentos, uso obrigatório de máscara e proibição de filas com aglomeração de pessoas.

Reabertura do comércio em Alagoas

A capital do estado, Maceió, registrou redução no número de casos e mortes pelo novo coronavírus, mas permanece na etapa amarela (risco moderado) do Distanciamento Social Controlado, segundo o governador Renan Filho (MDB). Os municípios do interior e a Região Metropolitana e ao Norte de Alagoas passaram para a fase fase laranja.

Leia mais: Governador do Alagoas libera transportes intermunicipais na retomada da economia.

O novo decreto é válido por 15 dias e autoriza a abertura de academias em Maceió e a volta do transporte intermunicipal, com 50% da frota total entre as cidades. Atividades do comércio de rua em lojas de até 400 m², salões de beleza e barbearias também retornam com 50% da capacidade total. Igrejas e templos religiosos podem abrir com 30% da capacidade.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0