Enem 2020: Ministro da Educação garante que faltantes e barrados terão NOVA oportunidade

As provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 aconteceram nos dias 17 e 24 deste mês e tiveram recorde de abstenção.

As provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 aconteceram nos dias 17 e 24 deste mês. No entanto, neste ano o exame teve recorde de abstenção. Somente no primeiro dia, entre barrados e faltantes, 51,5% dos candidatos não compareceram.

Enem 2020: Ministro da Educação garante que faltantes e barrados terão NOVA oportunidade

Enem 2020: Ministro da Educação garante que faltantes e barrados terão NOVA oportunidade (Imagem: Reprodução Jornal O Norte)

Alunos não serão prejudicados

Durante visita a uma escola em São Vicente, no litoral de São Paulo, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro comentou sobre a abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

A abstenção dos candidatos do Enem de 2020 bateu o seu recorde e, ao ser questionado, o ministro Milton Ribeiro comentou: Em 2009, nós tivemos 37% de abstenção. Não tinha pandemia, não tinha crise financeira, não tinha nada. No ano de 2019, nós tivemos 23% de abstenção. Então, era esperado uma abstenção”.

Leia mais: IFPA abre inscrições para 442 vagas usando nota do Enem; inscreva-se

Ele ainda afirmou que, “desse grupo, 550 mil eram treineiros. Nos últimos dias, tivemos recorde de inscrição de treineiros, porque a inscrição era de graça. Imagina o pai de um adolescente de 16 anos, vendo o que viram no Amazonas, 24 horas no ar. A mãe vai virar para o filho e falar ‘você é treineiro, não precisa ir”.

Além disso, o ministro também comentou sobre os estudantes que não conseguiram fazer as provas após a lotação de algumas salas. “Por falha de planejamento, eles não vão ser prejudicados. Eles vão, de fato, ter a oportunidade de fazer a prova”.

Conforme afirmou, o ministro recebeu solicitações para que o Exame fosse adiados por conta dos estudantes das escolas públicos e o acesso precário à internet.

Leia mais: Enem 2020: Defensoria Pública cria canal para receber denúncias no segundo dia de prova

Entretanto, ele lembrou que, desde 2012, 50% das vagas das universidades federais são para alunos oriundos de escolas públicas.

O ministro passou pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Laura Filgueiras, em São Vicente, por volta das 15h30, acompanhado do prefeito Kayo Amado (PODE). Em seguida, foi ao Colégio do Carmo, em Santos.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0