Enem 2020: Na reta final da preparação, veja TUDO que você precisa saber sobre a prova

O (Enem 2020) está previsto para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 na versão impressa e 31 de janeiro e 07 de fevereiro na versão digital

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) está previsto para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 na versão impressa e 31 de janeiro e 07 de fevereiro na versão digital. O cartão de confirmação está disponível na página do participante do exame e é por meio dele que o estudante pode identificar o local de prova, o horário, a língua estrangeira escolhida e os dados do participante.

Enem 2020: Na reta final da preparação, veja TUDO que você precisa saber sobre a prova

Enem 2020: Na reta final da preparação, veja TUDO que você precisa saber sobre a prova (Imagem: Reprodução/Google)

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que acontece anualmente e juntamente com programas como Prouni, Sisu e Fies possibilitam a entrada do aluno em uma unidade de ensino superior. Antes, a prova funcionava como uma estratégia de diagnóstico de ensino no país, no entanto, com a reformulação em 2009, o exame passou a ser como uma porta de entrada às instituições públicas e privadas.

Quem optou pela modalidade online vai realizar as provas em laboratórios de informática em escolas cadastradas para realização do Enem. A prova continua sendo supervisionada e o tempo de prova permanece o mesmo. O cartão de confirmação já está disponível na página do participante.

A prova apresenta um total de 180 questões que são divididas em dois dias de prova. Além disso, o estudante precisa realizar uma redação de caráter dissertativo-argumentativo no 1º dia de prova do Enem. Geralmente, as provas acontecem no final de cada ano, em outubro ou novembro.

Leia mais: MEC defende retorno IMEDIATO das aulas presenciais; entenda a decisão

Enem 2020 na pandemia

As datas do Enem 2020 foram mudadas devido à pandemia do novo coronavírus e remanejadas para o início do ano de 2021.

Por ser um ano atípico em que o mundo luta contra à disseminação do vírus, as provas vão acontecer seguindo os protocolos e as medidas sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Por conta disso, o edital foi modificado e nele inseridas informações com o intuito de esclarecer o funcionamento no dia da prova. Será obrigatório o uso de máscara de proteção individual durante todo o tempo de prova.

Nos locais do exame será disponibilizado álcool em gel e as salas precisam seguir as recomendações de distanciamento social.

Para isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o número de salas foram aumentadas a fim de evitar possíveis aglomerações. No dia da prova, é necessário levar documento de identificação com foto, caneta transparente preta, máscara de proteção.

Leia mais: Enem 2020: Plataforma online realiza correção de redações GRATUITAMENTE

É permitido levar água que precisa ser recipiente de material transparente e sem rótulo, lanches, mochilas e celular, este precisa ser desligado antes de entrar no local do exame.

O Inep disponibilizou uma cartilha completa de como o estudante pode fazer para ter um bom desempenho na redação. É importante lembrar que com o Enem atípico, as condições de inscrição dos programas Sisu, Fies e Prouni foram alteradas. Confira a seguir o critério de seleção:

  • ProUni 2021/1: aceita a edição do Enem 2019;
  • Fies 2021/1: aceita a partir da edição de 2010;
  • SiSU 2021/1: aceita a edição de 2020.

 

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0