Enem 2020: Prova digital também será presencial; saiba TUDO sobre a nova modalidade

No Enem 2020, inscritos terão duas modalidades de prova para testar os conhecimentos: provas impressas e provas digitais, ambas presenciais

No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, 96 mil inscritos terão duas modalidades de prova para testar os conhecimentos: provas impressas e provas digitais. A prova digital, apesar do nome, também será realizada presencialmente em 99 municípios. O Enem 2020 será aplicado este ano em decorrência do novo coronavírus.

Enem 2020: Prova digital também será presencial; saiba TUDO sobre a nova modalidade (Imagem: ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS/FOLHAPRESS)

Enem 2020: Prova digital também será presencial; saiba TUDO sobre a nova modalidade (Imagem: ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS/FOLHAPRESS)

Sendo uma versão inédita desde o início das aplicações das provas do Enem, em 1998, a nova modalidade de aplicação do exame – a digital – será feita presencialmente para 96 mil candidatos que farão as provas no dia 31 de janeiro e no dia 7 do próximo mês.

A modalidade de aplicação vem sendo estudada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) desde 2016, mas apenas em 2019 foi oficializado. A intenção do Inep é que o exame se torne totalmente digital até 2026.

“Houve, no passado, tentativas [de fazer o Enem digital], mas foram descontinuadas. A decisão de fazer o Enem digital neste ano foi tomada em 2019. Estamos conseguindo agora tirar o teste do papel, literalmente. Estamos muito animados com o Enem digital”, disse o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Leia mais: Enem 2020: O que PODE e o que NÃO PODE levar no dia da prova?

Apesar do formato digital, as provas no meio eletrônico serão aplicadas presencialmente, com os candidatos tendo que ir até o local de prova para que o exame seja feito pelo computador.

A redação deverá ser escrita no papel, com o uso de caneta esferográfica da cor preta – sendo obrigatório que o candidato a leve.

De acordo com a Agência Brasil, o Enem digital será aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, após o Enem impresso, que será nos dias 17 e 24 de janeiro.

As provas serão realizadas em laboratórios de informática de escolas e universidades que já foram previamente testados pelo Inep. São cerca de 4 mil laboratórios com 20 computadores cada.

Leia mais: Inep toma decisão final sobre realização do Enem 2020 em janeiro

Como as provas digitais do Enem 2020 serão aplicadas

As provas digitais serão aplicadas da mesma forma que as provas impressas, bem como as mesmas regras de início e término de duração.

O ambiente digital simula o exame nacional impresso, onde o candidato tem a liberdade de folhear a prova e avançar ou recuar, como preferir.

Alexandre Lopes explicou que as questões da prova são diferentes das do Enem impresso, porém, com o mesmo nível de dificuldade; podendo os alunos concorrerem às mesmas vagas de ingresso nas universidade públicas e privadas.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0