Enem 2020: Quem assinalou a cor errada no cartão resposta será ELIMINADO?

Conforme divulgado pelo Inep os estudantes que assinalaram a cor errada do cartão resposta do Enem 2020 não serão eliminados.

Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os estudantes que assinalaram a cor errada do cartão resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 não serão eliminados, pois o erro cometido não está previsto no edital.

Enem 2020: Quem assinalou a cor errada no cartão resposta será ELIMINADO?

Enem 2020: Quem assinalou a cor errada no cartão resposta será ELIMINADO? (Imagem: Reprodução Jornal O Norte)

Enem laranja

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 aconteceu no domingo passado (17) e o segundo dia será no próximo domingo (24).

Neste primeiro dia de prova muitos estudantes assinalaram a cor do Caderno de Questões de forma errada no cartão-resposta, no entanto, eles não serão eliminados ou prejudicados.

Os cadernos de provas dos candidatos tinham as mesmas questões para todos, porém, eram divididos por cores: azul, amarelo, branco e rosa o que fazia com que a ordem das questões fossem diferentes. Essa medida é para evitar fraudes e colas.

Leia mais: Prouni 2021: Saiba como acessar a lista de APROVADOS na primeira chamada

Os candidatos deveriam assinalar a cor da prova -assim, quem recebeu a prova azul tinha que marcar a cor azul no cartão-resposta. No entanto, a cor do cartão-resposta confundiu muitos candidatos.

Ela era laranja e havia essa opção para assinalar. Por isso, alguns estudantes acharam que deveriam marcar a cor do cartão-resposta (laranja), o que não estava correto.

O medo de terem errado no gabarito foi manifestado nas redes sociais com a hashtag #Enemlaranja. Para aliviá-los o Inep respondeu o apelo dos estudantes.

“O edital da versão impressa do Enem 2020 não prevê a eliminação devido a erros no preenchimento da cor do Caderno de Questões. O Inep garante que ninguém será prejudicado por equívocos desse tipo.”

Nota do Enem 2020

O Enem 2020 estava previsto para acontecer em novembro de 2020, mas, ele precisou ser reagendado devido à pandemia da Covid-19.

No primeiro momento a prova imprensa iria acontecer em quatro domingos de janeiro, no entanto, ela foi reduzida para dois domingos.

O primeiro dia de prova foi no domingo (17) e o segundo dia será no domingo (24).

Leia mais: Fies 2021: Confira os requisitos, vagas, cronograma e como criar login

O Enem digital acontece no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro. E, por fim, nos dias 24 e 25 de fevereiro, a prova é destinada para as pessoas que são privadas de liberdades.

Só então após 15 dias para o MEC corrigir todas as redações que o resultado será divulgado. O resultado do Enem 2020 deve sair na segunda quinzena de março de 2021, no site oficial do programa.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0