Faculdades privadas de Natal-RN anunciam retomada dia 05 de outubro

Prefeito de Natal anunciou nessa quinta-feira (17) na sede do poder executivo o retorno das aulas práticas e dos estágios dos alunos da área da saúde e do direito nas faculdades privadas no próximo dia 5 de outubro.

Faculdades privadas de Natal-RN anunciam retomada dia 05 de outubro(Foto: Alexandra Koch/Pixabay)
Faculdades privadas de Natal-RN anunciam retomada dia 05 de outubro(Foto: Alexandra Koch/Pixabay)

Juntamente com o chefe do executivo municipal, Álvaro Dias, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), estavam os representantes das Universidades da UnP (Universidade Potiguar), Estácio, Maurício de Nassau, UniRN (Centro Universitário do Rio Grande do Norte) e Facex.

O prefeito solicitou às instituições que se comprometessem com as medidas de segurança obrigatórias para proteger os alunos, professores e funcionários de contaminações do coronavírus.

Leia mais: Detran RN: Órgão retoma serviços por agendamento; confira agências disponíveis

Também foi solicitado que as unidades de ensino superior continuem ofertando aulas remotas para os alunos que não tenham pretensão de retornar às aulas presenciais. Essas foram algumas das exigências do prefeito para que a retomada das aulas fosse possível na cidade.

Outra solicitação feita pelo Álvaro Dias é a entrega de um documento pelas instituições contendo estudo de expectativa da quantidade de alunos que irão retornar a assistir as aulas práticas e estágios presencialmente.

Esse pedido, especificamente, é para informar à STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) sobre as necessidades de reforço no transporte público da cidade para absorver a nova demanda de alunos de volta às ruas.

Os presentes disseram já possuir protocolo de segurança sanitária pronto para executar; o mesmo foi dito sobre as instalações, ao afirmarem que os espaços estão em conformidade com a segurança para o retorno das atividades.

Usando a necessidade da formação prática dos alunos da saúde e do direito, os representantes afirmaram que o retorno é essencial no desenvolvimento profissional dos estudantes. Por esses serem etapas obrigatórias para a conclusão do curso.

Reabertura de escolas particulares em Natal

De acordo com o portal G1, as aulas nas escolas privadas de Natal foram autorizadas a retornar no último dia 10 de setembro, mas apenas duas unidades retornaram até a data de apuração do veículo.
Na rede pública municipal, ainda não há previsão de retomada.

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.